Por Marcos Limão

Às 17h38 de sábado, dia 27, a coligação tucana Taubaté com Tudo de Novo protocolou no 141º Zona Eleitoral uma Ação de Investigação Eleitoral contra Isaac do Carmo (PT) e Rubens Fernandes (PMDB), respectivamente os candidatos a prefeito e vice da coligação petista.

Ortiz Júnior (PSDB) aponta possível uso da máquina sindical na campanha de Isaac do Carmo, presidente licenciado do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e região. Trata-se de um questionamento recorrente na atual campanha eleitoral. Porém, o petista Isaac do Carmo, em entrevistas à imprensa, tem negado veementemente o uso da máquina sindical.

Para a coligação do PSDB, o Sindicato dos Metalúrgicos fez campanha para Isaac do Carmo no site, no jornal da entidade e na divulgação da festa do Dia do Trabalhador, comemorado no dia 1º de maio. Além disso, caminhões de som de entidades sindicais de São José dos Campos e Pindamonhangaba teriam sido indevidamente utilizados na campanha do PT.

Curiosamente, o jornal do sindicato nos anos de 2010 e 2011 indicou tiragem de 16 mil. Já em 2012, ano eleitoral, o informativo parou de informar aos metalúrgicos qual era a tiragem de cada edição. Na edição 399 do jornal do sindicato, por exemplo, de 22/10 a 28/10 (dia do segundo turno), a capa traz uma foto de Isaac do Carmo ao lado do Presidente Lula acompanhado da seguinte manchete: “Lula vem a Taubaté em defesa do projeto democrático-popular”.

Já a festa para comemorar o Dia do Trabalhador teve como tema Saúde Pública – justamente a principal demanda da população apontada pelas pesquisas de opinião. A divulgação da festa em outdoor foi acompanhada pela foto do então pré-candidato a prefeito do PT Isaac do Carmo e no dia do evento o senador Eduardo Suplicy (PT) declarou ao microfone durante a festa: “Como prefeito, o Isaac vai colocar em prática o que existe nas administrações do PT”.

“Os fatos abordados nessa exordial configuram de sobremaneira abuso do poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação de maneira nociva ao equilíbrio do pleito, aferindo vantagem indevida e ferindo o livre convencimento do eleitorado de Taubaté”, sustenta a ação.

Além disso, os advogados do candidato tucano sequer mencionaram na ação o episódio ocorrido no dia 23 de agosto, durante um debate eleitoral realizado pela TV Band: os petistas usaram um caminhão de som do Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba. A imagem do caminhão ilustra a presente notícia. Procurada, a campanha petista disse que alugara o caminhão do sindicato ao custo de R$ 8 mil.