Texto e fotos Karolina Alvarenga

Milhares de cristãos compareceram ao evento “Bote Fé Taubaté”, realizado na Avenida do Povo na manhã de domingo, dia 7. Os fiéis saudaram o último dia de peregrinação dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que este ano acontece na cidade do Rio de Janeiro.

Para o assessor da Juventude da Diocese de Taubaté e organizador do evento, Padre Cleber Sanches, o evento veio para reavivar a fé adormecida nos jovens e, para os que já estão envolvidos na igreja, é uma forma de renovação.

“Bote Fé veio para mostrar que a JMJ [Jornada Mundial da Juventude] chegou. Percebemos que a Jornada está mais próxima, com a visita da Cruz em nossa cidade. Esse evento veio mostrar a juventude de Taubaté”, disse Sanches.

Na Avenida do Povo, houve shows, feira de objetos religiosos, barracas de alimentação. Às 15 horas, uma missa foi realizada para se despedir da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora. Os símbolos foram enviados para a Diocese de Lorena e depois voltará para o Rio de Janeiro.

Durante a missa, autoridades estiveram presentes, como o deputado estadual Padre Afonso Lobato (PV), vereadores João Vidal (PSDB), Graça (PSB), prefeito Ortiz Júnior (PSDB) e seu vice Edson Aparecido de Oliveira (PTB). O secretário de Turismo, José Antônio Saudi, e a ex-secretária de Meio Ambiente, Andréia Gonçalves, também marcaram presença.

A celebração foi presidida pelo Bispo da Diocese de Taubaté Dom Carmo Rhoden, que destacou a importância dos jovens na igreja. “Nós precisamos de vocês jovens, vocês são a igreja viva e Taubaté precisa de vocês”, frisou.

Ao final o prefeito Ortiz Júnior (PSDB) discursou brevemente. Ele agradeceu a oportunidade dos símbolos da Jornada Mundial poderem passar por Taubaté. Destacou sobre o problema do combate à dengue no município e alertou a população sobre a importância da prevenção. Outra questão comentada pelo tucano foi o problema das drogas em Taubaté, especialmente no combate ao crack.

“Hoje o grande desafio é combater a mortalidade dos jovens, principalmente aqueles que são vítimas do crack. É necessário prevenção todos os dias, na escola e na família, mas não só isso. É preciso ter evangelização e cristianismo. Vamos à JMJ pedir a Deus e a São Francisco das Chagas que abençoe nossa cidade”, concluiu o prefeito.