Por Paulo Lacerda

Prefeituras municipais devem começar a obter formulários sobre frequência escolar dos meses de outubro e novembro de 2012 dos alunos que têm famílias cadastradas no programa do Bolsa Família do Governo Federal. Eles estarão disponíveis a partir do dia 16, sexta-feira.

Aproximadamente 17,9 milhões de crianças e jovens entre 6 e 17 anos serão acompanhados nos meses de outubro e novembro por intermédio desses formulários sobre suas frequências escolares. Presença na escola é imprescindível  para estar no programa de auxílio ao cidadão de baixa renda. O Governo Federal conta com um sistema informatizado para acompanhar o desenvolvimento da saúde e do aspecto social do aluno e de suas respectivas famílias, formando assim uma mudança da estrutura social sistemática.

Atualmente, no município de Taubaté, 6.139 famílias estão inscritas no Bolsa Família, que corresponde a 72,7 % da população pobre da cidade. Em Taubaté, 98 % das famílias cadastradas cumpriram a condição de manter a frequência dos filhos na escola no bimestre de julho para alunos entre 6 e 15 anos. Já na faixa entre  16 e 17 anos, 79,72% das famílias atenderam a condição.

Em números finais, 1.026 estudantes, de um total de 1.287 alunos, foram monitorados pelo programa do Governo Federal. No âmbito da Saúde, Taubaté atingiu 56,81 % das famílias que tiveram as devidas exigências do programa cumpridas. Para atender a população taubateana, o Bolsa Família custa cerca de R$ 773.808 para os cofres públicos.