Confira os temperos de Tia Anastácia para a edição 618 do Jornal CONTATO

Transitolices 1

Carlos Peixoto (PMDB) pediu “pelo amor de Deus” para o prefeito Ortiz Júnior (PSDB) exonerar a diretora de Trânsito Dolores Piño, a Lola. “Não a confundam com a Lolita”, avisa Tia Anastácia.

Transitolices 2

O pedido foi feito depois de Carlão exibir um vídeo com imagens do trânsito das principais avenidas de São José dos Campos, onde a Lola mora, durante o horário de rush. “Ela tem exemplo na própria cidade dela e não o aproveita”, disse o vereador.

Transitolices 3

Sonhando dar mais fluidez ao trânsito, Lola mudou o sentido das Avenidas Independência e Marrocos, recapeada e com as lombadas retiradas. Mas, sem fiscalização, a avenida virou motivo de preocupação, porque os carros passam em alta velocidade a qualquer hora do dia e da noite. A solução foi pior ainda: instalou-se um lombadão naquela avenida, próximo ao Parque do Jardim das Nações. “Será que a Lola fez estágio com Monteclaro?”, pergunta intrigada Tia Anastácia.

Debate

No sábado, 26, Vera Saba enfrentará Salvador Khurieh. O evento, aberto ao público, acontece

a partir das 14h.

Profess ores 1

Professores da rede municipal protocolaram ação na Justiça do Trabalho para destituir a diretoria do Sindicato dos Servidores Municipais. Eles reivindicam falta de representatividade.

Professores 2

Ao falar sobre o assunto na Câmara Municipal, vereador Salvador Soares (PT) fez uso do verbo na primeira pessoa do plural. “Nós entramos com uma ação [contra o sindicato]”, disse. Tia Anastácia cofia suas madeixas e pergunta: “Salvadorzinho virou professor ou os professores viraram petistas?”

Saúde

Presidente do PSDB em Taubaté, Digão disse que enquanto a população encontra dificuldades para marcar consultas na rede municipal funcionários da Saúde ficam ociosos, olhando para as paredes.

Cara de pau federal! 1

Em 12 anos, governo federal deixou de aplicar R$ 94 bilhões na saúde pública. Por outro lado, enquanto Estados e Municípios se esforçam para aplicar o mínimo previsto em lei, a União deixa de gastar, por dia, R$ 22 milhões que deveriam ser destinados à saúde pública no Brasil.

Cara de pau federal! 2

A conclusão é o do Conselho Federal de Medicina, que, com base em dados do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), revelou em detalhes  os resultados da falta de qualidade da gestão financeira em saúde. As informações serão encaminhadas ao Congresso Nacional, ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Tribunal de Contas da União (TCU). Leia AQUI a íntegra da matéria do CFM

Feriado ou aniversário?

Está mal explicado o projeto que altera o feriado de aniversário de Taubaté . Quem defende a manutenção do dia 5 de dezembro afirma que o projeto altera a data de aniversário da cidade. Vereadores que defendem a alteração garantem que ninguém quer falsificar a certidão de nascimento da terra de Lobato. Os comerciantes só querem uma coisa: o fim do feriado.

Dinheiro para cultura 1

Passou quase despercebido da classe artística a aprovação do projeto de lei que institui o incentivo fiscal para projetos esportivos não profissionais e projetos culturais. Nem o secretário da Cultura sabia dessa “vitória”.

Dinheiro para cultura 2

O fundo será formado pela isenção de até 50% do ISSQN e do IPTU devidos pelo contribuinte no exercício fiscal em que financiar o projeto. Para tanto, o contribuinte deverá depositar no FAD (Fundo de Assistência ao Desporto) ou no FAC (Fundo de Assistência à Cultura) valor 10% maior que o da isenção pretendida.

Dinheiro para cultura 3

O projeto que cria o FAC deverá ser regulamentado por decreto. Seria muito bom que alguém informasse, por exemplo, quem vai cuidar desse dinheiro e os critérios de distribuição.

Sempre esquecido

O Museu de História Natural, dirigido por Herculano Alvarenga, finalmente foi autorizado a receber o repasse da prefeitura referente ao ano de… 2013! O cientista taubateano terá praticamente um mês para gastar 100 mil reais que seriam destinados a manutenção da instituição durante esse ano. “Meu amigo Herculano é um santo milagreiro para conservar aquele valioso acervo e manter abertas as portas do Museu de História Natural”, pensa Tia Anastácia em voz alta.

Prata da Casa

Colunista do Jornal CONTATO e ex-reitor da UNITAU, Antônio Marmo de Oliveira vai embarcar para os EUA no próximo dia 4 de novembro para ministrar palestra na Universidade do Texas sobre suas descobertas na área de engenharia. “Fiz uma nova matemática para aplicar na engenharia mecânica. Ela mostra a diferença entre a teoria e a prática na aplicação da teoria no meio anisotrópico, que varia de ponto para ponto. A medida do laboratório não corresponde à prática”. Este assunto foi tema de um artigo científico publicado em uma revista norte-americana especializada no assunto, em 2012.