Confira os temperos de Tia Anastácia para a edição 617 do Jornal CONTATO

Aumento de IPTU 1

Desde 1997 não se atualiza a Planta Genérica de Valores, a PGV, e o IPTU tem sido corrigido apenas pelo índice de inflação. Nesse período, o Brasil, onde se inclui a terra de Lobato, viveu e ainda vive o maior boom imobiliário de sua história. Mas os valores não foram atualizados pela Prefeitura e os valores venais que constam no carnê do IPTU mal chegam a 30 % do valores de mercado.

Aumento de IPTU 2

Preocupado com essa defasagem, o secretário do Planejamento, Dennis Diniz, fez um estudo para atualizar a PGV em que se baseia o IPTU. Um fato que seria corriqueiro em tempos normais, provocou clima de terrorismo no mercado imobiliário. Quando o estudo chegou à secretaria das Finanças, foi engavetado pela secretária Odila Sanches.

Aumento de IPTU 3

Preocupada com a imagem do enteado, a titular das finanças adiou a decisão para 2014. “Medida sábia. Promover um salto abrupto no IPTU sem qualquer campanha de esclarecimento é o primeiro passo para um suicídio político”, filosofa Tia Anastácia.

Rodovia Carvalho Pinto

O traçado final que estava sendo debatido pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) em audiência será revisto mais uma vez. Os assessores do então prefeito Roberto Peixoto teriam ficado preocupados. Motivo: boa parte deles adquiriu terras ao longo da estrada do Barreiro apostando na valorização da área.

Via Dutra

Já está concluído o projeto com as mudanças que serão implantadas ao longo da rodovia Presidente Dutra que corta a terra de Lobato. O posto Sogal, a churrascaria Bom Boi e a lanchonete Habib’s podem estar com seus dias contados.

Acesso ao novo shoppi ng 1

O grupo Tenco, que controla o Via Vale Garden, assumiu a construção do acesso ao novo shopping. Investimento estimado em cerca de R$ 12 milhões em pistas pavimentadas, jardinagem, iluminação e câmeras de seguranças. Pode ser a contrapartida para compensar o pecado original do empreendimento. O terreno, por exemplo, foi doado pelo então prefeito Roberto Peixoto, em pleno ano eleitoral de 2008, à empresa Vega, cujo capital social era de exatos R$ 10 mil reais.

Acesso ao novo shoppi ng 2

A Vega funcionava em uma sala no bairro de Pinheiros, na capital paulista, junto a outras cinco ou seis empresas. Todos os vereadores, sem exceção, na época, aprovaram a doação, apesar de alertados por CONTATO. “Não será cobrada nenhuma compensação dos vereadores que aprovaram essa ma..” Tia Anastácia teve sua boca bruscamente fechada pelo seu sobrinho predileto.

Acesso ao novo shoppi ng 3

O grupo minoritário de empresários de Taubaté que participa do empreendimento parece não ter gostado dessa iniciativa. Motivo: a Tenco vai bancar a obra mas deverá reduzir a participação desse grupo. “Essa história ainda precisa ser escrita”, medita Tia Anastácia em voz alta.

Xilindró à vista?

O chefe de gabinete do prefeito Ortiz Júnior (PSDB) pode ver o sol nascer quadrado se não honrar com a pensão alimentícia devida para a ex-esposa. Depois que foi intimado pelo Oficial de Justiça, o moço tratou de depositar em juizo os valores referentes a 2013, que estavam todos atrasados. Mas ainda tem coisa pendente.

Barrado no bai le

Azedou para o lado dos Ortiz. O prefeito foi obrigado pelo Ministério Público a divulgar aos servidores ordem interna 112/2013 com a seguinte orientação sobre como tratar seu pai e ex-prefeito Bernardo Ortiz: “está desautorizada qualquer interferência dele em atividades públicas bem como assinatura em documentos, além da restrição de acesso somente aos locais onde ele for tratar de interesse particular”.

CPI das Lici tações

José Eduardo Bello Visentim, advogado do lobista Djalma Santos, promete novas revelações contra o prefeito Ortiz Júnior durante depoimento à CPI que será prestado na sexta-feira, dia 18, às 14h na Câmara Municipal.

Saúde tuca na 1

O sistema de saúde não será mais o mesmo: até o fim do mês, Sandra Tutihashi deve deixar o cargo de diretora da DRS XVII, órgão do governo do estado. Há versões conflitantes sobre o que teria ocorrido.

Saúde tuca na 2

Os amigos da moça dizem que ela entregou a carta de demissão ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) porque assumiria a secretaria de Saúde em Pinda, no governo do tucano Vito Ardito. Por outro lado, há quem diga que ela perdeu a queda de braço travada com Ortiz Júnior (PSDB) e João Ebram Neto, secretário da Saúde. Este atrito, que descambou para ação judicial, foi alvo de inúmeras reportagens publicadas nas edições 599, 608, 609 e 613 de CONTATO.

Saúde tuca na 3

A esperança é que, com Sandra Tutihashi fora do páreo, a secretaria da Saúde de Taubaté tenha um canal de diálogo com a DRS XVII capaz de resolver os gargalos do setor. Mas ainda tem outra pedra do meio do caminho chamada São Cam… “Cala sua boca”, diz a veneranda senhora para seu sobrinho mais serelepe.

Saúde tuca na 4

Vereador Bilili (PSDB), o homem capaz de conseguir internações hospitalares e exames médicos na rede estadual de saúde inacessíveis ao Palácio do Bom Conselho, disse em alto e bom som: se o prefeito Ortiz Júnior (PSDB) não está satisfeito com ele, deve expulsá-lo do partido! “Será que Bilili tem tanta bala na agulha”, pensa em voz alta Tia Anastácia.

Rusga?

Na sexta-feira, dia 11, o deputado estadual tucano Fernando Capez passou o dia em Taubaté, ciceroneado o tempo todo pelos vereadores tucanos Digão e Bilili. Deu entrevistas a órgão de imprensa e visitou prefeituras, menos a de Taubaté. “que se passa com esse ninho?” questiona Tia Anastácia.

Projeto maior

O sobrinho mais serelepe de Tia Anastácia perguntou ao deputado estadual Fernando Capez (PSDB) se ele pretendia alçar voos maiores em 2014, candidatando-se ao cargo de deputado federal. Ele respondeu que pretende continuar na Assembleia Legislativa, porque tem um “projeto maior”, sem entrar em detalhes. “O que será que esses tucanos estão aprontando?”, pergunta a veneranda senhora.

Professores 1

A manhã de terça-feira, 15, foi animada em frente ao Palácio do Bom Conselho. Sindicalistas e servidores municipais, majoritariamente professores, fizeram um protesto para cobrar, entre outras coisas, reajuste salarial, fim de assédio moral, valorização da classe, redução da jornada de trabalho para 30 horas aos funcionários da saúde. Os manifestantes levaram uma panela com macarrão e salsicha para dizer que as escolas municipais só servem este tipo de refeição na merenda. “O governo mudou ou só os professores não viram?” pergunta Tia Anastácia.

Professores 2

A veneranda senhora ficou ainda mais encafifada com a presença de um carro de som do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté, presidido por Isaac do Carmo (PT), na manifestação. “Engraçado, nunca vi aquele carro do sindicato pedindo a cassação do prefeito Roberto Peixoto”, comenta Tia Anastácia com suas amigas no chá das 5.

Professores 3

Questionado pelos sobrinhos de Tia Anastácia Eduardo Cursino, secretário de Governo do prefeito, foi liso como quiabo. “Eu, como secretário de Governo, não posso fazer juízo de valor. A população viu quem eram as pessoas e o carro de som disponível para o ato. Ficou claro que o PT está tentando envolver os professores na política deles, mas não vão conseguir, porque eles são pessoas esclarecidas”.

Professores 4

E a falta de reajuste salarial? Tia Anastácia viu sinais de fumaça no ar que o aumento será de 10% para toda a categoria a partir de fevereiro de 2014.