Confira os temperos da Tia Anastácia para a edição 610 do Jornal CONTATO

DESTINO DE JR. 1

Foi designado o relator do processo eleitoral de Ortiz Júnior (PSDB) no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, onde os advogados do tucano tentam reformar a decisão que cassou o mandato do prefeito. Trata-se do desembargador Paulo Sérgio Brant de Carvalho Galizia. É um magistrado que tem estreitas ligações com a terra de Lobato.

DESTINO DE JR 2

A designação de Galizia gerou uma situação ímpar: foi comemorado por petistas e tucanos. Aqueles apostam na dureza dos votos do desembargador para abreviar o mandato de Ortiz Júnior enquanto os tucanos creem na visão estritamente técnica para manter a família Ortiz no Palácio do Bom Conselho.

NOVA LOLA NO PEDAÇO? 1

Lola é aquela diretora do Trânsito importada de São José dos Campos pelo prefeito Ortiz Júnior (PSDB). Desde que chegou à terra de Lobato, porém, a moça é, de longe, a assessora mais criticada pelos frequentadores da Praça Dom Epaminondas. Durante a última reunião do prefeito com sua base aliada, ela ouviu cobras e lagartos porque não dialoga com a cidade e não consegue sequer providenciar sinalização horizontal nas Avenidas Independência e Marrocos.

NOVA LOLA NO PEDAÇO? 2

Na segunda-feira, dia 26, Lola (não confundir com Lolita) apareceu na Câmara Municipal sem ser convidada. Ela propôs aos vereadores uma conversa informal sobre as obras viárias programadas para Taubaté. Queria socializar as informações com os nobres edis. “Até parece que preferiu perder os anéis e não os dedos”, pensa em voz alta Tia Anastácia.

NOVA LOLA NO PEDAÇO? 3

Pela falta de sinalização horizontal, Lola culpou a demora na licitação do recapeamento das Avenidas Independência e Marrocos. Prometeu que o serviço de asfaltamento começa na sexta-feira, 30, e que em seguida virá a sinalização. “Por enquanto, só blá, blá, blá”, comenta Tia Anastácia com suas amigas durante o chá das 5.

NOVA LOLA NO PEDAÇO? 4

Lola disse aos vereadores que as marginais da Via Dutra custarão R$ 100 milhões e serão construídas pela empresa que administra a rodovia, do KM 110 ao KM 117. Ela mostrou o projeto funcional da gigantesca obra viária, mas recusou-se a fornecer uma cópia para os vereadores. “Lola deve ter lido só agora a notícia que CONTATO deu na edição 598, de junho”, comenta a veneranda senhora com um estranho sorriso nos lábios.

ABC NA FITA 1

Uma onda de protestos sacudiu o Brasil em junho. Em Taubaté, o prefeito Ortiz Júnior (PSDB) concedeu entrevista coletiva para dizer que rescindiria o contrato com a ABC Transporte e acabaria com o monopólio da empresa na cidade. Agora que os ânimos dos manifestantes arrefeceram, o Palácio do Bom Conselho jogou no colo da Justiça. “Eu pensei que o Júnior tinha palavra”, decepciona-se Tia Anastácia.

ABC NA FITA 2

Depois disso, a Prefeitura de Taubaté foi pra cima do Via Vale Garden Shopping por disponibilizar gratuitamente ônibus para os cidadãos irem ao shopping sem depender do serviço caro e de péssima qualidade prestado pela ABC. A prefeitura ameaçou notificar a empresa. “Tudo como dantes… Júnior continua comendo nas mãos da ABC. Credo!!!”, revolta-se a veneranda senhora.

ABC NA FITA  3

A quase centenária Tia Anastácia puxou da memória um fato curioso: Na década de 1980, o Taubaté Shopping teve a mesma iniciativa. Em represália, a ABC investiu contra micro-empresários do transporte coletivo da cidade, provocando uma mobilização sem precedentes da categoria, que pode ser sentida até hoje.

ABC NA FITA 4

Na Câmara Municipal, a Comissão de Estudos que se propunha a investigar o Transporte Coletivo apenas divulgou, até agora, apenas um vídeo no qual mostra a péssima situação da Rodoviária Velha. “Não precisa nem ser vereador para constatar o óbvio”, comenta Tia Anastácia sobre o vídeo estrelado pelo vereador Joffre Neto

EM REDENÇÃO

Teve festa em Redenção da Serra no último final de semana. Apesar da alegria geral, o deputado estadual Padre Afonso (PV) recusou-se a cumprimentar o vereador Bilili, tucano de Taubaté. “Esse padre já foi mais educado”, comenta Tia Anastácia.

PSOL

No próximo domingo, dia 1º, ocorrerá a Plenária Municipal do PSOL (Partido Socialismo e Li-berdade) na Câmara Municipal, a partir das 16h. Serão eleitos os novos dirigentes do partido na terra de Lobato.

ALIANÇA INFORMAL

Embora seja crítico contumaz do petismo, PSOL e PT estão alinhados na tentativa de defenestrar Ortiz Júnior (PSDB) do Palácio do Bom Conselho. Salvador Soares (PT) fez questão de colaborar na divulgação de um evento realizado pelo PSOL, no dia 30, quando o deputado estadual Carlos Giannazi (PSOL) fala sobre as denúncias que pesam sobre a família Ortiz no caso do cartel das mochilas na FDE. O encontro será às 11h na Câmara Municipal.

FUST 1

Quando a situação dos funcionários da Fundação Universitária da Saúde de Taubaté (FUST) parecia chegar a um desfecho, um novo revés ocorreu. O conselho administrativo da Universidade de Taubaté vetou a proposta do governo do estado formalizada na semana passada que previa aumentar o repasse feito ao convênio entre o Palácio dos Bandeirantes e a UNITAU, equiparando o salário dos funcionários da FUST aos da Fundação São Camilo.

FUST 2

Assim, foi retomada a possibilidade de haver a demissão dos funcionários da FUST, para que depois haja recontratação parcial deles pela São Camilo, que hoje administra o HU. Todavia, há um empecilho: a multa rescisória da classe beira os R$ 3 milhões. Foi cogitada a possibilidade de a prefeitura comprar imóveis e serviços da Universidade, para que ela conseguisse a quantia necessária para a demissão. Mas o departamento jurídico da prefeitura não autorizou a transação imobiliária.

LADRÃO DE GALINHA

Na quarta-feira, 28, o vereador Salvador Soares afirmou da Tribuna da Câmara que o o ex-prefeito Roberto Peixoto é ladrão de galinha perto do prefeito Ortiz Jr (PSDB). Palavras de quem conhece a roubalheira nacional praticada pelo seu partido, o PT, que um dia foi dos trabalhadores.