Confira os temperos de Tia Anastácia na edição 594 do Jornal CONTATO

Reescrevendo a história 1

O stalinismo corre nas veias do vereador Salvador Soares (PT). O petista pretende reescrever a história política de Taubaté. Ao atacar o ex-prefeito Bernardo Ortiz na última sessão, ele disse que os dois mandatos do governo de Roberto Peixoto completaram os 30 anos do governo do PSDB. Poucos vereadores levantaram a voz para contestá-lo. “Quem tem uma base aliada dessa não precisa de inimigo”, pensa em voz alta Tia Anastácia.

Reescrevendo a história 2

Soares faz questão de omitir várias passagens da história política da terra de Lobato, tais como: petistas na folha de pagamento do Governo Peixoto, inclusive recebendo indevidamente horas-extras; que Peixoto foi um dos poucos prefeitos do Brasil que conseguiu exibir um vídeo com depoimento exclusivo do então Presidente Lula em seu programa eleitoral de 2008; que a vice-prefeita no segundo mandato de Peixoto era e continua sendo do PT; que depois de romper com o prefeito, a vice-prefeita tentou levar o seu partido para a oposição, mas foi literalmente atropelada pelos metalúrgicos; que o plebiscito realizado pelo Diretório Municipal do PT, que decidiu pela oposição ao Governo Peixoto, foi anulado pelo Diretório Estadual; e otras cositas mas. “O rabo é muito grande, não dá para esconder”, comenta Tia Anastácia com um sorriso maroto nos lábios.

Delação premiada 1

No depoimento prestado ao Ministério Público Estadual, o engenheiro Chico Oiring relata um suposto esquema de caixa dois na campanha do prefeito Ortiz Júnior (PSDB) em 2012. Caguetou e pediu o benefício da delação premiada. Só que… o engenheiro entregou na bandeja de prata para a Justiça a cabeça da própria filha. Dá para entender?

Delação premiada 2

Aliás, não é a primeira vez que Chico Oiring abandona um grupo político e dá com a língua nos dentes. Padre Afonso (PV) e Ary Kara (PMFB) que o digam. A dúvida: o comportamento do ex-PV, ex-peemedebista  e ex-tucano foi por ideologia ou por outras razões menos confessáveis? “Eis a questão”, antecipa-se a veneranda senhora.

Delação premiadas 3

Um dos sobrinhos de Tia Anastácia perguntou ao prefeito o que teria levado Oiring a ter esse comportamento? “Depois das eleições exigiu cargos e vantagens. Diante da negativa, ameaçou me delatar. Mandei-o pegar uma senha entrar na fila dos descontentes”, relata Ortiz Júnior.

Campanha na rua?

Causou um tremendo mal estar entre os vereadores a foto de Diego Ortiz (PSDB), irmão do prefeito, ao lado de lideranças de bairro da cidade para promover ações nas comunidades. Na versão oficial, Ortiz Júnior (PSDB) não estaria nem um pouco contente com as andanças do mano, virtual candidato em 2014. “Será?”, pergunta Tia Anastácia enigmática.