As crianças do município estão tendo que esperar pouco mais de dois anos para conseguir uma vaga em uma creche. A administração municipal promete conter déficit das creches, mais uma vez

A prefeitura de Taubaté está tendo dificuldades para lidar com as matrículas de crianças na Educação Infantil. Apesar terem matriculado 2.799 crianças em 2017, ainda existe um número grande de 1573 nomes na lista de espera para o Berçário I, Berçário II e Maternal I.
A secretária de Educação, Edna Chamon, afirma que o dinamismo da lista é o principal detalhe para uma espera muito longa.
“Atualmente, na lista temos 740 crianças aguardando vaga para o Berçário I, 586 para o Berçário II e 247 de Maternal I. Esta lista é dinâmica podendo diminuir ou aumentar em função da migração ou nascimentos”, diz Edna.

Entretanto, a lista revela que existem crianças esperando por uma vaga há dois anos e um mês para o Berçário 1 e 2, além do Maternal 1. Os dados podem ser conferidos no site da prefeitura.

Uma saída para essa enrascada seria conter o déficit das creches, algo que o prefeito Ortiz Junior (PSDB) promete desde a eleição de 2012.

A administração municipal prometeu entregar sete novas unidades, sendo as creches no Monjolinho, Continental, Fazendinha (Parque Três Marias), Jardim Oásis, Barranco, Portal da Mantiqueira e Hípica Pinheiro.
Entretanto, essas sete creches foram prometidas em 2014, quando o prefeito tinha refeito sua promessa. Segundo Edna Chamon, a conclusão deu-se devido ao atraso nos repasses de verba federal e estadual.
“Houve atraso em algumas obras devido aos repasses federal e estadual não terem sido realizados ou terem sido encaminhados fora do prazo. A creche do Barranco será entregue no mês de agosto de 2017”, ressalta a secretária de educação.
Até o dia 18 de julho não há lista de espera para o Maternal II, ou seja, crianças nascidas no mês de julho de 2012 a junho de 2013, tal como no Jardim, nascidos em julho de 2011 a junho de 2012.