Por Paulo Lacerda / foto: Karolina Alvarenga

Moradores do bairro da Vila Jabuticabeira em Taubaté estão inconformados. A casa deles foi interditada há cerca de dois anos pela Defesa Civil e até agora não houve nenhum suporte financeiro para as pessoas.

As rachaduras nas residências apareceram junto com a construção do Edifício Sauipe. Com a obra, houve intervenção no lençol freático, o que fez com que a terra que mantinha as casas escoasse. Os moradores se mobilizaram para contratar um laudo técnico independente para avaliar as causas dos buracos e das rachaduras, que já foi encaminhado para a prefeitura.

Em 2011 a Defesa Civil interditou a casa da aposentada Terezinha dos Anjos Silva, de 56 anos. Ela ficou sem lugar para morar. “A defesa civil veio em casa e disse que não poderia mais morar nela, mas não deu nenhuma estrutura para eu sair. Disseram que tinha que procurar o auxílio-aluguel. [Mas] a ex-primeira dama [Luciana Peixoto] disse que o nosso bairro é de classe média, e que não precisava da ajuda da prefeitura, além do ocorrido ser culpa de fenômenos da natureza. Ela mal sabe o quanto foi difícil conquistar minha casa”, relatou.

A situação final é que sete famílias não podem ficar em suas casas por incapacidade política-administrativa da gestão de Roberto Peixoto. Terezinha dos Anjos teve que voltar a trabalhar para conseguir pagar o aluguel da casa que mora atualmente e faz um apelo para que o novo prefeito possa resolver o impasse dos moradores.