Para tentar conter a violência em Taubaté, o presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Taubatá (CONSEG), José Edson dos Reis, foi a São Paulo para visitar o Instituto São Paulo Contra a Violência. Este instituto é responsável pelo Disque Denúncia 181 no Estado de SP e pela Coordenadoria dos CONSEGs na Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo.

Gerente de Projetos do Instituto, Dr. Mário Vendrell Royo recebeu José Edson e Valmir Marques (membros do CONSEG) para mostrar como são os serviços prestados pela instituição com o objetivo de mostrar para a população a importância de denunciar qualquer tipo de crime através dos telefones 181 ou do 190.

Para o presidente do CONSEG, o disque denúncia pode ser um grande parceiro para a segurança se a população for atuante. Por meio desse serviço, pode ser fornecido à policia informações sobre delitos e outras formas de violência, tudo com o mais absoluta garantia de anonimato.

“Há vários casos onde as denúncias anônimas impedem o crime de acontecer. Por isso, se a pessoa desconfiar de qualquer coisa errada deve entrar em contato com o 181”, disse José Edson. Esse disque denúncia funciona de qualquer telefone, móvel ou fixo, com atendimento 24 horas por dia.