O Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) de Taubaté completou 27 anos no último domingo, dia 7. Trata-se de uma dos poucos CONSEGs no estado de São Paulo que funciona ininterruptamente. Não precisa nem dizer, portanto, que o CONSEG da terra de Lobato é um dos mais atuantes no estado.

As pessoas se reúnem para discutir, analisar, planejar e acompanhar as soluções dos problemas comunitários de segurança de acordo com as reclamações recebidas. Elas também realizam campanhas educativas. Recentemente, o atual presidente do CONSEG José Edson dos Reis esteve em São Paulo para visitar o Instituto São Paulo Contra a Violência. Em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, é o órgão responsável pelo Disque Denúncia 181 no Estado. Já foi firmado um acordo para que o CONSEG de Taubaté para divulgar a população a importância de denunciar qualquer tipo de crime através do nº 181, tudo com o mais absoluto sigilo.

O primeiro presidente da entidade foi o advogado José Roberto Muniz Ramos. Atualmente a presidência está ocupada pelo comerciante José Edson dos Reis. Todos os conselheiros são voluntários.

Prêmio Franco Montoro – O CONSEG de Taubaté venceu o prêmio “Franco Montoro de Participação Comunitária”, em 2003, pela sua participação na comunidade com o projeto “Blitz Solidaria”.