Comunicado divulgado pelo Presidente da Câmara, vereador Jeferson Campos (PV), na segunda-feira, dia 24, sobre o episódio da viagem a Aracajú, Sergipe:
Venho a público registrar e esclarecer que a viagem a Aracaju/SE se deu em razão do XVIII Encontro da ABEL (Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e Escolas dos Tribunais de Contas) de 19 a 22 do corrente mês naquela cidade. Dentre as mais de 80 escolas, estavam presentes 22 escolas de assembleias legislativas de diversos estados, dez escolas de tribunais de contas e 13 escolas de câmaras municipais.
Após seleção para apresentação de trabalhos temáticos, nossa escola foi a única escola de câmara a se apresentar, dentre as quatro finalistas escolhidas. Apresentamos ali os vídeos institucionais dos programas “Câmara vai à Escola”, “Escola vai à Câmara” e do “Antigo Caminho do Ouro”. Nossa apresentação foi ovacionada por todos os participantes pelo ineditismo e eficácia dos projetos e pela qualidade técnica de nosso material audiovisual.
Assista aos vídeos dos trabalhos apresentados no evento nos links abaixo:

Ressalte-se que esse projeto deriva de pesquisa da Prof.ª Lia Mariotto, intitulado Rota Colonial entre as vilas do Paraty e Taubaté, cujas fontes primárias são as atas da Câmara de Taubaté, que é objeto de convênio entre a Universidade de Taubaté, Prefeitura e Câmara, por meio da Escola Legislativa, e outros parceiros.
O senador Cícero Lucena gravou uma entrevista para nossa Escola, destacando a importância de nossos trabalhos e parceria, juntamente com o sr. Haroldo Tajra, secretário do Interlegis/Senado Federal. Este solicitou um novo convênio com a Câmara de Taubaté, pois o primeiro foi o PML (Projeto de Modernização do Legislativo), que está em desenvolvimento e nos beneficiou com um workshop sobre nossa Lei Orgânica e Regimento Interno, um curso de Cerimonial no Ambiente Legislativo e ainda a impressão em braile de nossos marcos legais pela gráfica do Senado, tudo a custo zero para a Câmara de Taubaté.
O novo convênio, Programa de Integração de Vereadores 2012, é ambicioso e objetiva a capacitação, preparação e qualificação dos futuros vereadores de todo o Brasil, a serem eleitos em 2012. A meta é atingir 59 mil vereadores em todo o território nacional. É uma parceria que envolve Senado Federal/Interlegis, BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), USP (Universidade de São Paulo) e Câmara de Taubaté, por meio da Escola Legislativa.
Na qualidade de Polo Regional do Senado Federal no Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, esta Presidência efetiva mais uma ação que fortalece o legislativo regional.
Outro fruto desse evento foi o contato realizado com nossos colegas paulistas do Instituo Legislativo Paulista e da Escola da Câmara Municipal de São Paulo, que nos ofereceram, a custo zero, um curso EAD (Ensino à Distância) on line, que ficará hospedado em nosso site, versando sobre Formação Política, com atividades, testes e a emissão de certificado on line.
As Escolas Legislaticas das Assembleias de Minas Gerais e do Rio de Janeiro se interessaram em ampliar a parceria no projeto Caminho Antigo do Ouro, pois também trabalharão para que os escritos da Profa. Lia Mariotto sejam transcritos nas atas daquelas Casas de Leis, o que já ocorreu na Câmara de Taubaté.
Tenho certeza de que este projeto inaugura um novo capítulo da História de Taubaté e do Brasil, dada a sua relevância.
No tocante ao episódio em que figura o vereador Rodson Lima por suas declarações postadas no facebook, tenho a dizer que foram isoladas, infelizes e que o mesmo deverá explicar-se em foro adequado.
Finalizando, esta Presidência, que sempre primou pela transparência e pela democracia, o que não foi diferente desta vez e não será nunca, esclarece que todos seus atos são publicados e todos as contas da Câmara podem ser vistas no Portal Transparência. Acompanhe.
Mais uma vez, obrigado pela confiança.