Hoje é um dia muito especial para a sociedade brasileira: a Comissão Justiça e Paz de São Paulo (CJPSP) completa 40 anos de existência com notáveis resistências e lutas contra as violações dos direitos humanos.

Para brindar essa data tão especial, a CJPSP organizou para hoje, dia 12, uma série de debates na capital sobre a escalada da violência em  São Paulo, a criminalização dos movimentos sociais, a campanha do “Cumpra-se” e as formas de apoio à Comissão da Verdade, num evento chamado Encontro de Memória e Compromisso.

Criada por iniciativa do Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, a entidade virou um marco na resistência e luta contra as violações dos direitos humanos durante a ditadura militar e civil de 1964. Amparou e protegeu centenas de presos, torturados, perseguidos políticos e seus familiares da repressão policial do regime ditatorial brasileiro. O primeiro convidado por Dom Paulo foi Dalmo Dallari que se tornou o primeiro presidente da comissão.

A CJPSP lutou pela revogação da Lei de Segurança Nacional, pela Anistia, pela redemocratização do país através do voto direto, pela criação do CONDEPE e da Ouvidoria de Polícia no Estado de São Paulo e pela criação da Defensoria Pública no Estado de São Paulo. Também participou da Coordenação Nacional do Movimento pela Ética na Política em 1992 e da Coordenação Estadual da Marcha Global contra o Trabalho Infantil em 1998.