Pesquisa realizada pelo SINCOVAT (Sindicato do Comércio Varejista) mostour que os comerciantes do centro de Taubaté estão satisfeitos com o aumento da presença de policiais militares por meio da Atividade Delegada, implantada no dia 1º de julho. Foram ouvidos 85 empresários. O estudo, realizado entre os dias 2 e 4 de setembro, mostrou que aumentou a sensação de segurança.

“O bandido, ao ver o policial na rua, fica mais ressabiado. Então, tanto nós comerciantes, como nossos clientes ficamos mais seguros, principalmente no dia de pagamento dos bancos”, comenta Elias Berbere, proprietário de uma loja de colchões.

Segundo dados da Polícia Militar, desde que o ‘bico oficial’ fora implantado, o número de crimes na região central diminuiu em 80% em julho, em comparação ao mesmo período do ano passado. “Nós precisávamos de uma ação imediata da PM. Quando colocamos esse efetivo para fazer o policiamento ostensivo era necessário, pois o número de furtos e assaltos estava muito alto”, justificou Athayde do Amaral, Secretário de Segurança Pública de Taubaté.

Cem policiais participam da Atividade Delegada. Esse efetivo foi distribuído pela cidade de acordo com o índice de criminalidade feito pela Policia Militar. “Foi feito um levantamento da criminalidade e nós distribuímos o efetivo proporcionalmente ao número de ocorrências, inclusive aos horários em que elas estavam acontecendo mais” acrescentou Athayde do Amaral.

“A segurança é fundamental para a vida do comerciante. Traz a tranqüilidade necessária para ele abrir e fechar a loja, atender os clientes. Percebemos com isso que a atividade está dando certo e tem total aprovação do Sincovat”, considerou o presidente do sindicato, Dan Guinsburg. O governo municipal pretende estender a Atividade Delegada às zonas periféricas da cidade.