Começam hoje as atividades da Semana Monteiro Lobato que serão realizadas até dia 22 na Praça de Eventos do Taubaté Shopping, que serão abertas ao público com todas as atividades gratuitas.

A edição deste ano celebrará o centenário de Urupês, obra que revolucionou o mercado editorial brasileiro.

Lobato e Urupes

Serão realizados exposições, lançamento de livros, painéis e bate-papos com a participação de autores best-sellers e respeitados da literatura brasileira e internacional como Pedro Bandeira, Roger Mello, José Carlos Sebe, Affonso Solano, Juca Kfouri, Vladimir Saccheta, Felipe Castilho, Kiusam Oliveira, Chandramukha Swami, Guto Domingues, Wilson Gorj, Tonho França, Alexandre Barbosa, Joaquim Maria Botelho, Zenilda Lua, Tiago Feijó, Wagner Fernandes Fonseca, Idalina Sabadine, Junia Botelho, Diego Amaro, Thunder Dellu, Mari Maria, Pam Gonçalves, Babi Dewet e Vitor Martins.

PEDRO BANDEIRA reduzida

PROGRAMAÇÃO

A abertura será hoje, às 20h com a presença de Luís Antônio Torelli, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e o lançamento do programa integração Brasil-Índia.

Amanhã, 17, às 20h, o escritor indiano Chandramukha Swami realizará a palestra “Bondade como estilo de vida”.

No dia 18, nascimento de Monteiro Lobato, a programação será dedicada a ele com as palestras “Centenário do Urupês” com Vladimir Saccheta, às 19h, e “Cem anos do saci” com José Carlos Sebe, às 20h. Dando início às atividades do palco, às 18h, haverá a mesa “Manual prático de sobrevivência literária” com Joaquim Maria Botelho, Zenilda Lua e Tiago Feijó.

No dia 19, às 18h, Guto Domingues, Wilson Gorj e Tonho França discutem a literatura regional, na sequência, às 20h, a escritora Kiusam de Oliveira participará do painel “Meu CorpObra basta: Tensionando as Estruturas Brancocêntricas através da Literatura Negra do Encantamento”.

No dia 20, às 19h, o jornalista Juca Kfouri participa de bate-papo, seguido de sessão de autógrafos do livro autobiográfico “Confesso que perdi. Memórias”.

JUCA KFOURI

No dia 21, a programação conta, às 12h, com sarau promovido pela Casa Ruth Guimarães; às 14h, um bate-papo com Roger Mello; às 16h, encontro com o escritor Pedro Bandeira; às 18h, painel com Pam Gonçalves, Babi Dewet e Vitor Martins; e, às 20h, mesa com os escritores Diego Amaro, Thunder Dellu e Sonia Gabriel.

O último dia 22 tem início às 11h com sessão de cinema especial Turma da Mônica; às 14h tem painel com os criadores de “Ordem Vermelha” – livro de fantasia lançado na CCXP 2017; às 16h, bate-papo com Affonso Solano; e, às 18h, lançamento do livro da influencer de beleza Mari Maria.

A sessão de autógrafos com os autores será mediante distribuição de senha.

Todos os dias, das 10h às 22h, haverá atividades na Praça Literária, do Coletivo Editorial, no espaço Zumbi dos Palmares e no Jeca´s Alley, espaço do CCAA, para pequenos leitores que contará com a exposição “Mr. Lobato by himself”. A Alameda das Letras conta com escritores e editoras da Região Metropolitana do Vale e a exposição “Donas da Rua da História”, além de sessão de cinema especial Turma da Mônica, da Mauricio de Sousa Produções.