Por Paulo Lacerda

A Polícia Militar realizará em todo Estado de São Paulo, a partir do dia 01 de dezembro, a “Operação Natal Seguro”, que se estenderá até o dia 24 para garantir a segurança de consumidores e lojistas.

A PM pretende dar mais segurança ao cidadão, no momento em que vai às compras e quando retorna à sua residência, com patrulhamento preventivo em todas as áreas, especialmente na região central.

A operação ocorrerá das 08 às 22h nos locais com maior concentração de estabelecimentos comerciais e agências bancárias, pois, no mesmo período, é disponibilizado o pagamento do 13º salário. Além disso, os comerciantes terão mais tranquilidade para o retorno a suas casas, devido ao reforço policial nas ruas.

Em Taubaté a perspectiva dos lojistas é que haja uma alta de 16% nas vendas em relação ao ano passado. Os setores que mais atraem os clientes são os de calçados, brinquedos e artigos esportivos. Segundo, Dan Guinsburg, presidente do Sindicato do Comércio varejista de Taubaté e Região (Sincovat), os lojistas devem aproveitar o mês de Dezembro para garantirem vendas não somente na data natalina, mas também para conquistarem novos clientes. “O lojista deve sempre manter a loja apresentável, com bons produtos, preços competitivos, ações de marketing e principalmente – realizar um bom atendimento-” comenta Guinsburg.

A polícia atuará com medidas preventivas para inibir a ação criminal no período, tais como:

– Policiamento a pé nas ruas e calçadões do Centro da cidade;

– Policiais com bicicletas nas ruas mais estreitas;

– Motocicletas (ROCAM’s) nas avenidas de acesso a região central;

– Força Tática atuará nos bairros residenciais, para que o cidadão retorne à sua residência com segurança e tranquilidade;

– Atendimento ao cidadão através do 190;

– Bloqueios com fiscalização de veículos e pessoas nos principais acessos à área comercial e bancária;

– Patrulhamento aéreo com ohelicóptero ÁGUIA da Polícia Militar;

– Haverá o Policiamento Inteligênte, em que os policiais verificam os marginais que atuam na região, através de fotos e vídeos, facilitando a identificação dos possíveis infratores.

– Policiamento Comunitário, no qual os policiais militares farão contato com os cidadãos, comerciantes e consumidores, procurando se aproximar da comunidade;

A Polícia pede atenção redobrada dos cidadãos para facilitar a ação policial e garantir a segurança de todos. Dando as seguintes orientações: em suspeita de perseguição o cidadão deverá imediatamente ligar para o 190; evitar transitar ou estacionar com veículos em ruas desertas ou escuras, evitando dar oportunidade para a ação criminosa; não comentar com estranhos, nem em público, quanto a saques e transporte de dinheiro; não mostra dinheiro em público; não transitar a pé com bolsa atrás ou na lateral do corpo, devendo sempre conduzi-la na parte da frente e procurar não deixar objetos valiosos dentro do carro.

A Polícia Militar paralelamente distribuirá panfletos informando os munícipes a respeito da Operação Natal Seguro, garantindo um fim de ano seguro a todos.