Por Marcos Limão / Foto Rodrigo Bustamante

Candidato a prefeito pelo PSDB, Ortiz Júnior concedeu uma entrevista coletiva ao lado do vereador Antônio Mário Ortiz (PSD) para anunciar oficialmente o apoio do PSD à candidatura tucana no segundo turno. Também estava presente o Professor Edson, vice de Ortiz Júnior.

Mário e Júnior disseram que são os “pontos em comum que nos atraem” nas áreas de saúde, segurança e educação,  como a proposta de ensino em tempo integral.

“O segundo turno é uma nova eleição e não é a marca da gente ficar omisso. Nós tivemos que optar [por um dos lados]. Fizemos estudos comparativos e decidimos apoiar Ortiz Júnior pelas coincidências que são maiores”, disse Mário.

Sobre o possível descontentamento dos eleitores do PSD com a adesão à campanha do PSDB no segundo turno, Ortiz Júnior informou que monitorou as manifestações nas redes sociais e que 84% delas seriam favoráveis à adesão. “Eles [os eleitores do PSD] têm que entender que quando chega ao segundo turno tem que optar por um dos lados”, completou Mário.

CONTATO perguntou se a visita de Lula a Taubaté, programada para o dia 25, poderia alterar o quadro eleitoral. Ortiz Júnior acredita que houve “overdose” de Lula na campanha do PT durante o primeiro turno e que “vai ter pouco efeito neste momento, porque as discussões que tinham que ser feitas já foram feitas”. E não deixou de alfinetar o adversário: “Quem vai governar [a cidade] é o prefeito e não o ex-presidente”. Sobre o apoio de Padre Afonso (PV), o candidato do PSDB respondeu que “tem que perguntar a ele [Padre Afonso, se o PV vai apoiar o PSDB]”.

A respeito da representação do PT, que acusa o PSDB de captação ilícita de sufrágio nestas eleições mediante promessa de reformas de casas que foram doados nas gestões do ex-prefeito José Bernardo Ortiz (PSDB), Ortiz Júnior negou a tentativa de compra de votos e declarou: “Acho lamentável que o PT seja contra a reforma dessas casas. É obrigação da prefeitura reformar as casas que a ela pertence. A prefeitura vai reformar seu próprio patrimônio e depois vai dar a escritura”.