O Santo foi motivo de discussão entre o vereador João Vidal (PSD) e o presidente Diego Fonseca (PSDB); o projeto ainda depende de segunda votação.

A saudação inicial das sessões da Câmara de Taubaté, definida pelo Regimento Interno, deverá ser opcional, com aprovação do projeto nº 1/2017, de Noilton Ramos (PPS), que retira o caráter obrigatório. Pelo Regimento, para iniciar sessões, o vereador que a preside deve proferir as seguintes palavras:

Sob a proteção de Deus e contando com a intercessão de São Francisco das Chagas, Padroeiro de Taubaté, iniciamos os nossos trabalhos”.

A proposta depende de discussão em segunda votação para que seja promulgada pelo presidente da Casa, Diego Fonseca (PSDB).

Nome de santo

De acordo com o regimento interno da Câmara, o presidente deve iniciar a sessão com a seguinte fala: “Sobre a proteção de Deus, contando com as benção de São Francisco de Chagas, iniciamos nossos trabalhos”. O presidente da CMT tem omitido o nome do santo padroeiro.

Vereador João Vidal questionou Diego Fonseca (foto)o motivo para ocultar o santo padroeiro da cidade e afirmou que o parlamentar não estava seguindo a lei. “É facultativo. Se Vossa Excelência um dia presidir a sessão saberá que isso é facultativo. Eu por bem escolhi falar apenas sobre “a proteção de Deus”. Espero que minha escolha seja respeitada”, explicou Diego Fonseca, que é evangélico.

Em contrapartida, Vidal citou o artigo 94 do regimento interno da Câmara que discorre sobre a abertura da sessão. “Eu acredito nos motivos pessoais que o senhor tem para omitir o nome do padroeiro, mas a saudação é Lei e deve ser respeitada. Eu não me oporia, se o senhor quiser, de criar uma lei para omitir São Francisco das Chagas, mas antes de isso acontecer peço para que o senhor cumpra o regimento”, afirmou.

A discussão foi encerrada pelo presidente. “Isso demonstra a você nobre telespectador a preocupação do nobre presidente que está preocupado realmente com os projetos importantes da cidade”, encerrou o parlamentar que logo deu início as falas dos vereadores na Tribuna.