Por Marcos Limão e Paulo Lacerda

O resultado do primeiro turno das eleições do Sindicato dos Metalúrgicos e Região, apurado neste sábado, dia 25, sepultou de vez a carreira política do petista Isaac do Carmo, atual presidente do sindicato e candidato à reeleição (chapa 1). Como a oposição venceu no comitê sindical da Volks, onde ele trabalha, Isaac do Carmo sequer poderá ser candidato no segundo turno das eleições sindicais.

Os trabalhadores votaram em massa nos candidatos da oposição, representados na chapa 2, por entender que a atual direção do sindicato não representava os interesses da categoria.

O sentimento dos vitoriosos era de alívio por terem se libertado de pessoas que sufocavam qualquer trabalhador que ousasse discordar da direção do sindicato. Após a apuração dos resultados do primeiro turno, os apoiadores da chapa 2 rezaram um “Pai Nosso” na porta do Sindicato dos Metalúrgicos.

O primeiro turno serviu para as eleições dos comitês sindicais de 19 fábricas. A oposição conseguiu lançar candidatos em apenas 7 delas. E, destas, obteve vitória em 5 empresas, notadamente a Volks e a Ford, onde estão as  maiores bases eleitorais do sindicalismo.

Resultado na Volks

Chapa 1 com 1452 votos / Chapa 2 com 2247

Resultado na Ford

Chapa 1 com 726 / Chapa 2 com 1090

Na Daruma, a chapa 1 venceu com apenas um voto de diferença.

O segundo turno, que servirá para eleger os membros da Direção Executiva e do Conselho Fiscal do Sindicato, ocorrerá nos dias 26 e 28 de junho. Todos os detalhes destas histórica eleição na edição 597 do Jornal CONTATO.