Após dois dias de disputa, a Chapa 3, liderada pelo Claudião da Volks, comprova favoritismo e vence o primeiro turno das eleições do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté, mas o líder evita qualquer compromisso com Isaac do Carmo e o partido

A Chapa 3 – Opinião Metalúrgica – liderada pelo Claudião da Volks, venceu o primeiro da eleição para o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté. A apuração dos votos aconteceu no sábado, 2, após dois dias de votação nas fábricas que estão vinculadas ao Sindmetau. Dificuldades de comunicação da nossa reportagem com Claudião acabaram provocando o atraso de sua divulgação.

 

A eleição  

Foram eleitos 102 diretores dos comitês sindicais de empresas, dos quais a Chapa 3 conseguiu eleger 41 membros, o maior número de representantes na eleição.

A Opinião Metalúrgica, graças a influência de Claudião, teve uma vitória maciça na Volkswagen. Ali foram 1.668 votos, representando 59% dos trabalhadores sindicalizados daquela unidade. A Chapa 4 obteve 563 votos (19,5%), a Chapa 1, que contém membros da atual gestão, recebeu 405 votos (14,3%) e a Chapa 2 teve 191 votos (6,75%).

A Chapa 3 venceu também em outras grandes fábricas como a LG, Gestamp, Mubea e Onsesubea. Em nota, Claudião agradeceu a vitória: “Parabéns a todos os que participaram do primeiro turno das eleições. Essa votação expressa uma importante conquista dos metalúrgicos, que desejam a mudança e o resgate dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras nas fábricas”.

Entretanto, as eleições ainda não acabaram. Os metalúrgicos eleitos no primeiro turno formam os CSEs (Comitês Sindicais de Empresa) e apenas eles podem formar chapas para concorrer aos cargos executivos no segundo turno previsto para outubro. Na ocasião, serão eleitos os membros do Conselho de Direção Executiva, Direção Executiva e Conselho Fiscal da entidade.

 

Mais sobre o vencedor

Claudio Batista, o Claudião, trabalha na Volkswagen há 22 anos. Líder da Opinião Metalúrgica, ele tem um passado ligado ao movimento estudantil, tendo participado da UNE (União Nacional dos Estudantes) e da UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas).

Claudião apoiou Isaac do Carmo durante seu mandato como presidente do Sindmetau, inclusive chegou a participar das viagens realizadas pela entidade no período. Em 2011, os dois participaram, por exemplo, do Encontro da Rede Sindical dos Trabalhadores da Volkswagen.

Sem titulo