Por Paulo Lacerda

Membros da Chapa 3 das eleições do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté entraram com Ação Anulatória na Justiça do Trabalho pleiteando a anulação do primeiro turno da eleição ocorrida em maio de 2013, quando foram definidos os membros dos Comitês Sindicais de Empresa (CSE). Pedem também a não posse da Diretoria Executiva eleita no segundo turno das eleições sindicais, realizada em junho.

O pedido da chapa 3 baseia-se num acordo realizado entre os membros das chapas 1 e 2 logo após o primeiro turno. Eles alegam que a “fusão” das chapas 1 e 2, para que houvesse chapa única no segundo turno das eleições, feriu o Estatuto do Sindicato, vez  que o parágrafo 2 do artigo 120 “veda a inscrição de um candidato em Chapa diferente da que disputou o Primeiro Turno das Eleições”.

A chapa 3 pede ainda o afastamento da CUT das próximas eleições, tendo em vista que a CUT teve forte interferência no andamento das eleições e no acordo feito no segundo turno pelas chapas 1 e 2. Os manifestantes pedem a destituição da  Comissão Eleitoral, para que as próximas eleições sejam conduzidas pelo poder Judiciário ou pelo Ministério Público do Trabalho, pois a Comissão Eleitoral teria participado do “conluio”.

Caso a Justiça acate aos pedidos da chapa 3, os membros que participaram do suposto “conluio” ficariam impedidos de participar das novas eleições previstas.

Eleições

Hernani de Oliveira, representante da Chapa 2 no CSE da Volks, empresa com a maior base eleitoral do sindicato, foi eleito para a Presidência do Sindicato dos Metalúrgicos pelos próximos quatro anos. A posse está agendada para novembro de 2013.