O movimento Preserva Taubaté toma, mais uma vez, a iniciativa de tentar sensibilizar a sociedade taubateana sobre o risco que paira sobre a centenária Casas Pias amanhecer tomada por policiais para que a Construtora Ergplan ali construa mais uma torre de apartamento. Eis o manifesto que é um verdadeiro grito de dor diante de uma morte anunciada.

 SOS Casas Pias

 O Movimento Preserva Taubaté e a comunidade taubateana, envolvidos com a preservação do Conjunto Centenário “Casas Pias”, estão apreensivos diante o iminente risco de a construtora Ergplan tomar posse em definitivo do local.

 Não é necessário ter bola de cristal para saber que, no momento em que tomar posse do conjunto arquitetônico, a construtora trancará com chave o local já que seu projeto sempre foi construir mais torres, estacionamento e área de lazer naquele espaço histórico.

Neste momento crítico, a comunidade que há anos vem lutando com o apoio fundamental do Dr. Wagner Giron de La Torre, Defensor Público de Taubaté, para que não seja destruído mais este patrimônio arquitetônico, religioso e social, vem apelar para as autoridades do município que deveriam ter feito alguma coisa, mas dormem em berço esplêndido.

Comecemos pela Prefeitura:

Em 2012, o ex-prefeito Roberto Peixoto decretou o tombamento parcial, contemplando somente a Capela e seu entorno imediato, protegendo-os de uma possível destruição. Em 2013, o prefeito Ortiz Júnior estabeleceu por decreto que a propriedade é considerada de utilidade pública para fins de desapropriação. Porém, o prefeito, até o momento, não desapropriou e, portanto, não estabeleceu a destinação para o local, como, por exemplo, um espaço de convivência para idosos, continuando assim a vocação benemérita definida há mais de 100 anos por Frederico Ozanan e seguida pelos antigos vicentinos, então, proprietários do espaço.

Ao invés disso, a Prefeitura deixou de dialogar com a sociedade e de buscar alternativas para garantir a integridade daquele patrimônio. O silêncio e o imobilismo criam uma situação muito propícia para a construtora tomar posse e fazer lá o que lhe for mais conveniente e lucrativo.

A passividade da Prefeitura não tem encontrado qualquer ressonância por parte dos senhores vereadores. Nenhuma voz se levantou na Câmara Municipal, durante todos esses anos de luta, em apoio àqueles que denunciavam a perda de mais um patrimônio histórico.

Outro silêncio que chama a atenção, e não só dos católicos, é do Sr Bispo João Rhoden. Em nenhum momento ele sequer se pronunciou em favor do espaço que tem grande valor religioso que, durante um século, foi local da prática da misericórdia, caridade e amor ao próximo.

E, por fim, será que a construtora poderá sinalizar com alguma esperança?A Ergplan teria a grandeza de tomar posse, mas deixar o espaço aberto para a comunidade e a realização dos tradicionais cultos religiosos? O padre poderia continuar morando na Casa Paroquial? Poderia ser ali desenvolvido um espaço de convivência para idosos? Ou os velhos estão condenados pelo lucro, objeto de qualquer negócio?

Cabe à Prefeitura uma atitude firme e digna em defesa daquele patrimônio desde o diálogo franco com as partes envolvidas. Da mesma forma, cabe também à Municipalidade tomar as medidas cabíveis como o decreto de tombamento integral e imediato e a desapropriação do espaço Casas Pias.

Caso contrário, essa administração poderá entrar para a história como responsável pela omissão do poder público diante dos cada vez mais escassos patrimônios históricos e arquitetônicos da cidade. E, nesse caso, tornar-se tristemente famosa pela MORTE da CASAS PIAS!

MOVIMENTO PRESERVA TAUBATÉ