Marcos Limão

Foi publicado na edição 792 do Boletim Legislativo da Câmara Municipal de Taubaté, do dia 6 de maio, o ato da Mesa Diretora N.º 8/2013 que Institui uma Comissão Especial de Estudos “com a finalidade de estudar, analisar, buscar projetos e soluções e apresentar propostas para os problemas do Transporte Coletivo de Passageiros de Taubaté”. Com prazo de 60 dias para a conclusão dos trabalhos, a comissão está composta pelos vereadores Joffre Neto, Diego Fonseca, Luiz Henrique Couto de Abreu (Neneca), Rodrigo Luis Silva (Digão) e Vera Saba.

Reunião trimestral

Durante a audiência pública realizada pela Câmara Municipal no dia 18 de abril, ficou estabelecida a necessidade de haver uma reunião a cada três meses para intensificar a fiscalização do transporte coletivo e propor melhorias ao sistema. Essas reuniões trimestrais serão realizadas por representantes do Legislativo, Executivo, empresa ABC, mototaxistas e taxistas.

Promover profundas mudanças no sistema de transporte coletivo, a fim de torná-lo mais atraente para a população, é uma das medidas previstas pelo governo municipal com o objetivo de desafogar o trânsito em Taubaté.

Está em tramitação um projeto de lei de autoria da vereadora Vera Saba (PT) que  obriga a Prefeitura de Taubaté a disponibilizar mensalmente à Câmara Municipal dados sobre o sistema de controle, gerenciamento e gestão do transporte coletivo, como o número de passageiros transportados, os valores arrecadados e os investimentos em melhorias.

Novo Legislativo mostra a sua cara

Sem dúvida, merece um salva de palmas a iniciativa dos atuais vereadores de Taubaté. Fiscalizar o transporte coletivo é uma tarefa espinhosa. Trata-se de um ramo da Administração Pública que envolve cifras milionárias. Nos últimos anos, a empresa concessionária operou somente com a fiscalização tacanha promovida pela Prefeitura de Taubaté. Por parte dos antigos vereadores, a vigilância foi praticamente nula. E foi justamente esse clima de “casa da mãe joana” que levou o município ao caos.

Tomara que a gana fiscalizatória presente nos atuais vereadores continue em ascensão pelos próximos quatro anos. Aos poucos, eles começam a resgatar a credibilidade do poder Legislativo. Oxalá!