Na segunda-feira, 10, o pré-candidato do PMDB ao governo do Estado, Paulo Skaf, foi proibido pelo Tribunal Regional Eleitoral de aparecer nas propagandas da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), entidade presidida por ele.

A medida liminar proíbe a aparição da imagem ou da voz de Skaf nas inserções do sistema Fiesp – o que inclui as propagandas do Serviço Social da Indústria (Sesi-SP) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-SP). O mérito da representação ainda será julgado pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo.

A Procuradoria acusa Skaf de aparecer por mais de 25 horas na propagandas televisivas no primeiro semestre de 2013, “com o intuito de disseminar a imagem de bom administrador e conhecedor dos problemas que afligem a população de São Paulo”, afirma o Ministério Público Federal.

A defesa do presidente da Fiesp afirma que se trata de um fato recorrente no contexto empresarial, em que líderes “personificam” as suas empresas. Seria o caso de  Steve Jobs, fundador da Apple para argumentar que a aparição de Paulo Skaf nas propagandas da Fiesp  .

“Ao que se tem notícia, Steve Jobs, Bill Gates, Mark Zuckerberg e, voltando ao Brasil, o comandante Rolim Amaro (ex-presidente da TAM), quando se serviram da exposição de suas imagens, não eram pré-candidatos a cargos eletivos”, afirma o magistrado na decisão.

Por outro lado, a assessoria de Skaf vai aguardar o julgamento do mérito da representação para se manifestar sobre o caso.