Entre os dias 6 a 11 de outubro, o Balé da Cidade de Taubaté foi a Portugal para participar da 21º edição da tradicional Quinzena de Dança de Almada. Em 2012, o grupo participou da Conferência Internacional de Dança que também ocorreu em Almada. Com o êxito na Conferência o grupo foi convidado para participar da Quinzena de Dança de Almada.

A companhia de Balé da terra de Lobato levou consigo o Projeto Dança nas Escolas, apresentando o espetáculo “Matéria Prima” que fora desenvolvido por Alexandra Luppe em 2006. Além disso, o elenco da companhia realizou com as crianças lusitanas 12 oficinas lúdicas, elucidando, através da dança a importância da reciclagem de resíduos.

Os taubatenos ainda procuram deixar como legado aos portugueses nossas principais danças regionais, como o maracatu, o forró e o samba, formando um grande elo com os europeus.

Assim, iniciou-se um intercâmbio cultural entre Taubaté e Almada. Entre os dias 18 e 24 de Novembro, é a vez dos portugueses virem à Taubaté. Eles participarão do Festival Internacional de Dança de Taubaté, realizando duas apresentações no teatro Metrópole nos dias 22 e 23, além de oficinas para crianças.