Por Paulo Lacerda

Estudantes de Engenharia de Computação da UNITAU (Universidade de Taubaté) trabalham na criação de um mapa digital da dengue, que permitirá a identificação dos focos da dengue e a atualização, em tempo real, de informações relativas à doença, o que ajudará a combatê-la.

A atuação do grupo é fruto de uma parceria da UNITAU com a Vigilância Epidemiológica municipal, por meio do projeto Saúde na Educação, desenvolvido desde 2007 pela Universidade e que contempla ações educativas de prevenção e cuidado com a saúde.

Os alunos irão trabalhar na criação de um mapa digital da dengue, que mostrará os casos verificados em Taubaté e as regiões nas quais eles ocorreram. “A proposta é criar uma ferramenta ágil, que permita acompanhar a evolução da doença em tempo real”, disse a Prof.ª da UNITAU Dra. Stella Zöllner, coordenadora do projeto Saúde na Educação e da Vigilância Epidemiológica.

O banco de dados deverá ser disponibilizado à comunidade, que poderá acessar o canal e acompanhar os dados.

Os estudantes da Universidade começaram o trabalho no último dia 6. Eles passaram por uma capacitação, na qual participaram, durante um dia, da rotina dos agentes de combate à dengue. A ação teve por objetivo mostrar o cotidiano das pessoas que trabalham na prevenção à doença, para que os estudantes se familiarizem com a atividade, buscando melhor desenvolvimento para o projeto.

Além do mapa, os alunos desenvolverão um programa para celular que permite o que os agentes enviem informações e armazenes dados relativos às visitas. Atualmente, o trabalho é registrado em relatórios de papel. Com o modelo, os agentes lançarão, via celular, as informações coletadas nas visitas, garantindo mais agilidade para a formação do banco de dados.