Por Rodrigo Bustamante e Paulo Lacerda

Na manhã desta quarta-feira, 21, um grupo de estudantes do curso de Medicina da Universidade de Taubaté (UNITAU) realizou uma manifestação em frente ao prédio da reitoria da instituição, localizada na Rua Quatro de Março.

O que levou os universitários a se mobilizarem foi o aumento de 32% no valor da mensalidade para os alunos que irão ingressar no curso de medicina em 2013. Na tarde de terça-feira, 20, durante reunião do Conselho de Administração, foi definido um reajuste de 6,4% para os estudantes que ingressaram até 2012.

De acordo com Luiz Guilherme Neres da Silva, estudante do 2º ano do curso e presidente do Diretório Acadêmico da Medicina, a manifestação pretendia cobrar da universidade uma planilha de gastos onde seriam apresentados os investimentos que serão feitos para justificar os 32%. “Aonde vai ser gasto esse dinheiro? Nós vamos ter as melhorias proporcionais? É quanto a isso a nossa manifestação, estivemos presente em muitas reuniões com o reitor e os pró-reitores para discutir o tema e não obtivemos as respostas necessárias e não foi enviada essa planilha de gastos pra gente”, declarou o aluno.

Os manifestantes foram recebidos pela pró-reitora estudantil, Nara Lúcia Perondi Fortes. Ela forneceu a lista de investimentos aos universitários, que ficaram com os dados para análise dos investimentos. Uma contraproposta dos estudantes deve ser feita na segunda-feira, dia 26, quando eles estarão reunidos com o reitor da UNITAU, José Rui Camargo, às 17 horas.