Por Marcos Limão

Advogado eleitoral há 10 anos com atuação em Brasília, Paulo Fernando de Melo protocolou  na quarta-feira, dia 20, representação no Conselho Federal da OAB solicitando o cancelamento do registro de José Dirceu, ex-ministro chefe da Casa Civil do governo Lula, condenado pelo STF no processo do Mensalão e  preso em Brasília.

Paulo de Melo baseou-se no artigo 8º da Lei 8906/96, que dispõe sobre Estatuto da Advocacia, como justificativa para pleitear a medida. O referido artigo diz que para ser inscrito como advogado o postulante precisa ter “idoneidade moral”.

Para o autor da representação existem pelo menos dois motivos para pedir o cancelamento da OAB de José Dirceu: a cassação do mandato de deputado federal e a condenação definitiva no STF. O pedido será encaminhado para a seccional paulista da OAB, que tem 90 dias para manifestar. “Soa como deboche ele ser advogado”, afirmou Melo, que está filiado no PSDB há cerca de 30 dias, mas jura de pés juntos que a iniciativa não tem nada a ver com o partido, pois já foi filiado ao PRONA e ao PTB.