A Câmara Municipal decidiu não punir nem iniciar um processo por quebra de decoro parlamentar contra o vereador-príncipe de Taubaté, Rodson Lima (PP). As declarações do parlamentar chocaram a opinião pública e pautaram a mídia nacional. A “punição” imposta ao vereador foi o acerto de um pedido de desculpas na tribuna do Legislativo. Ou seja, ficará por isso mesmo o episódio que projetou negativamente o nome da terra de Lobato. Abaixo os principais trechos do comunicado divulgado pelo vereador na tarde de segunda-feira, dia 24:
A Escola Legislativa da Câmara Municipal de Taubaté não tem sequer um ano de existência e já materializou diversos projetos, inclusive de repercussão nacional, como é o caso do Caminho Antigo do Ouro.
Foi compartilhando desse sentimento de conquistas que refleti a respeito de minha origem humilde, como engraxate, vidraceiro e motorista de caminhão, e sobre minha trajetória até a vereança, levando o nome de uma cidade pujante.
Por quinze anos, represento o povo taubateano, que tem me honrado com seus votos. Votos de confiança na minha origem e nos meus modos simples.
Lamentavelmente, justo os meus modos simples pregaram-me uma peça. Sou neófito em internet e nas redes sociais, ambiente no qual os comentários viajam pelo mundo e se desprendem das intenções que lhes deram origem.
Foi justamente o que ocorreu. Ao tentar prestar meu reconhecimento ao povo que represento, as palavras ganharam outro significado e a partir daí não foi difícil aparecer quem se aproveitasse e desse as mais diversas interpretações. Interpretações deturpadas e frases pinçadas, divorciadas do seu contexto original.
Jamais foi a intenção deste vereador fazer comentários jocosos sobre o povo taubateano. Se a inabilidade com as palavras ensejou a dupla interpretação, peço desculpas pelo ocorrido. Que fique bem claro que amo e respeito o povo de Taubaté.
Mais uma vez, lamento pelo fato de que o incidente tenha tomado o lugar das conquistas da Escola Legislativa, tão festejadas no evento, o qual encerra um objetivo ambicioso: capacitar os vereadores a serem eleitos em 2012 em todo o Brasil. A meta é qualificar 59 mil vereadores. E a Câmara Municipal de Taubaté tem um papel de destaque nesse processo, pois é polo regional do Interlegis no Vale do Paraíba. À Mesa, ao Plenário e ao Povo de Taubaté, minhas sinceras desculpas.