Praça Santa Terezinha ameaçada 2

Infelizmente, um erro de edição provocou uma troca de fotos no último exemplar de CONTATO. Muita gente não entendeu o que estaria ameaçando o ambiente bucólico retratado na primeira reportagem. Nem o que teria levado a reportagem a comparar a praça a uma terra de ninguém. As fotos e fatos aqui apresentados são elucidativos nesse sentido

Por Paulo de Tarso Venceslau

       A edição 335 de CONTATO relata que na sexta-feira, 14, a praça Santa Terezinha foi literalmente invadida por camionetas, jipes e caminhões que foram utilizados na sétima etapa do 5º Rally Rota dos Bandeirantes, realizado em Taubaté, no dia 15. Na véspera, por volta da 16h, teve início as vistorias técnicas. No site do Rally, não havia e ainda não há qualquer definição do local onde seriam realizadas as tais vistorias, previstas para se encerrarem por volta das 21 horas.
       Até o momento, nenhuma autoridade assumiu a responsabilidade pela autorização dada para que aquelas viaturas fossem colocadas sobre a grama e em frente à igreja, quase impedindo a entrada de fiéis pela porta central. As fotos falam por si. As grades móveis e as fitas isoladoras são recursos restritos às autoridades de trânsito, que negam veementemente que tenha dado qualquer autorização e muito menos apoio para esse evento.
       Acontece que não é a primeira vez que isso acontece. Nas festas julinas e da padroeira, em outubro do ano passado, foram profundas as marcas deixadas na praça que é um dos símbolos mais bonitos de Taubaté. As fotos mostram que não há qualquer preocupação por parte das autoridades municipais com esse patrimônio público.

Luz no túnel

       Desde que o Jornal CONTATO começou a divulgar a iniciativa de moradores do entorno e das proximidades para começar um movimento pela defesa da praça Santa Terezinha, algumas vitórias já podem ser contabilizadas. A mais significativa foi a adesão do vereador Carlos Peixoto que resultou na confecção de um requerimento solicitando uma série de informações a respeito dos boatos que corriam e ainda correm a respeito do destino da Praça. Fala-se de construção de banheiros públicos, postos de alvenaria de apoio ao turismo, e até mesmo de quiosques destinados ao comércio de comidas e bebidas.
       Enquanto os moradores aguardam a resposta ao requerimento de Carlos Peixoto, que além de presidente da Câmara é sobrinho do prefeito Roberto Peixoto, de quem já foi seu líder no Legislativo, é preciso resgatar outras iniciativas.
       A mais importante, foi sem dúvida a do vereador Ângelo Filippini (PSDB). No dia abril de 2006 ele entrou com dois projetos de lei. O primeiro, cria as chamadas Áreas Especiais de Interesse Urbanísticos, as AEIU. Elas “correspondem às áreas nas quais se dá o exercício das funções urbanísticas de lazer e recreação, abrangendo praças, parques, jardins e sejam declaradas como de especial interesse urbanístico em vista de sua localização, dimensão ou valor histórico”. Essa lei já foi aprovada e homologada em maio desse ano.
       O outro projeto de lei de Filippini especifica as áreas e determina que seja “precedida de autorização legislativa a alteração da Área de Especial Interesse Urbanístico que afete sua extensão, destinação, fim e objetivo”. Estão aí incluídos as praças Santa Terezinha, Dom Epaminondas, Monsenhor Silva Barros, Anchieta, Coronel Vitoriano, Barão do Rio Branco, do Cristo Redentor, Felix Guisard e Oito de Maio.
       Além das praças, estão incluídos os parques Doutor Barbosa de Oliveira e Monteiro Lobato e mais o Horto Municipal Renato Corrêa Penna. Esse projeto de lei foi aprovado por unanimidade, em primeira votação, na terça-feira, 25.

Chico Saad

       A grande esperança dos moradores da praça Santa Terezinha e de outras praças é que Chico Saad, ambientalista assumido, que apesar de votar a favor tenha levantado algumas dúvidas, abrace essa causa e convença o prefeito de sua justeza, independente da cor partidária do seu autor.


Camionetas, jipes e caminhões quase impredem a entrada de fiéis na igreja de Santa Terezinha

Não respeitaram nem o verde e nem a paz da praça

O mesmo carro número 209, que se encontrava estacionado na praça Santa Terezinha na sexta-feira, 14, fotografado em pleno rally no sábado, 15. Será que a praça é local adequado para abrigar esse tipo de veículo? Quem autorizou?

O uso da praça para qualquer evento tem provocado estragos como a queima do gramado por óleo fervendo das barracas.