Prefeitura conserta calçada
da casa do diretor do DOP

CONTATO flagrou o exato momento que máquinas e funcionários da Prefeitura Municipal de Taubaté refaziam a calçada inteira da casa do diretor do Departamento de Obras Públicas, Gerson Araújo

Por Marcos Limão

       
      Terça-feira, 25 de setembro. Por volta das 14h e 30m, o telefone celular tocou para acolher mais uma denúncia de mau uso do dinheiro público. O interlocutor relata: “Estão fazendo obra na casa do Gerson [Araújo, diretor do Departamento de Obras Públicas]”.
      Imediatamente, CONTATO foi ao local do fato e registrou com foto a obra referida: oito funcionários da Prefeitura refaziam a calçada inteira, cerca de 40 metros, da casa do diretor do Departamento de Obras Públicas, engenheiro Gerson Araújo. Para tanto, dois caminhões, uma perua e uma retroescavadeira - alguns veículos ostentavam o logotipo da atual administração – estavam diretamente envolvidos com o serviço.

A obra

      Segundo apurou nossa reportagem, a Sabesp contratou a Construtora Elevação para implantar o coletor-tronco, trecho Convento 1, da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e uma rede coletora auxiliar na altura do nº 200 da avenida Vereador Rafael Braga, no Jardim Santa Clara - exatamente em frente à casa do Diretor de Obras Públicas, engenheiro Gerson Araújo.
      O serviço foi feito. Porém, a calçada teria ficado com um desnível, um pouco afundada. A Construtora Elevação, responsável pela obra, deveria assumir o conserto da calçada afundada. Mas foi a Prefeitura Municipal de Taubaté quem arcou com os custos para arrumá-la. Prova disso são as fotos e a declaração do diretor do Departamento de Obras Públicas, Gerson Araújo: “Hoje, quem está fazendo a calçada é a Prefeitura.”
      Indagado sobre o motivo que levou a Prefeitura a arrumar a calçada da sua casa, Araújo declarou: “Eu tenho parceria junto à Sabesp. Às vezes, eu troco serviço com ela. Isso é uma coisa entre eu e os engenheiros. Tem serviço que a Sabesp faz pra mim, e é serviço meu. Às vezes, ela faz serviço meu e eu faço serviço pra ela.”

Outro lado

      A Sabesp, por meio da assessoria de imprensa, se limitou a confirmar a parceria com a Prefeitura de Taubaté. O diretor do DOP, Gerson de Araújo, afirmou que não existem contratos assinados a respeito desse convênio/parceria com a Sabesp. Já a Construtora Elevação e a assessoria de imprensa da Prefeitura foram procuradas, mas não retornaram as ligações.

Antigamente isso não acontecia

      Em abril de 2002, o diretor de redação de CONTATO escreveu a crônica “Se essa rua fosse minha”, para o hebdomadário Matéria Prima. Na ocasião, dona Jurema, a verdadeira Velhinha de Taubaté, sua progenitora, ainda era viva. Morreria em agosto daquele ano, com quase 93 anos.
      A crônica bem humorada traz uma carta da Velhinha de Taubaté para Bernardo Ortiz, então prefeito, relatando que funcionários da prefeitura haviam ocupado seu jardim para guardar ferramentas e outros materiais de construção empregados para a recuperação da calçada daquela rua.
      Finda a obra, a prefeitura enviou a fatura: Aviso No. 381 Exercício 2001, Cadastro 1.3.015.013.001, valor: R$ 429,94 pela colocação de cerca apenas vinte ladrilhos. Dona Jurema faleceu e a família Venceslau foi obrigada a pagar a fatura para que a casa pudesse ser vendida






Público X Privado: sequência do flagrante do conserto da calçada da casa do diretor do Departamento de Obras Públicas, Gerson Araújo, feito com dinheiro público