Por Padre Fred


Minha cara ou catedral?

Padre Fred faz uma abordagem bem humorada sobre as virtudes e os pecados que o livre arbítrio e o caráter de cada um podem fazer com a liberdade de imprensa. Afinal, qualquer um pode, a qualquer momento, escrever, filmar e gravar o que bem entender e colocar sua “obra” na web. Em poucos segundos ou frações de segundos, tudo aquilo poderá ser acessado em qualquer parte do planeta, quiçá do Universo. Isso é bom ou é ruim?


Alguém quis homenagear alguém querido e abriu na internet um orkut e mandou ver: "amamos Fulano de tal". Em seguida, uma porção de gente, de repente, também começou a entrar ali, até que finalmente havia gente anunciando classificados, compra-se e vende-se, procura-se... e, claro, muita coisa de pornografia e afins.


O Fulano de tal nunca havia entrado no seu orkut, até porque nem tinha computador. Seus emails eram escritos num ciber-café qualquer... (que agora chamam de lan house!!!) Ele sentiu um frio na barriga e viu o quanto as pessoas são vulneráveis e frágeis quando descobriu que qualquer um pode chegar e pixar um muro, de noite, numa esquina movimentada .... Toda uma vida, de repente, pode ir ralo abaixo por causa do que foi escrito.


Eu me lembro que quando fui ordenado em 1983, pedi aos artistas, que estavam fazendo (de graça) os cartazes de minha ordenação, que colocassem como Arte ao fundo do convite, o retrato da própria catedral. Naqueles dias, fiquei imaginando que se não fosse a catedral seria minha cara que staria pelos postes, bares e botequins... de chifre, com dentes de vampiro, olhos puxadinhos, óculos redondos, bigode, barba, pinta ou algum elogio escrito na testa... Puseram a catedral... os dizeres.... espalharam por aí tudo... e no dia a catedral estava cheia: 10 de dezembro de 1983!


Mas pensando bem, aquela medida preventiva, ou seja, evitar que estampassem a minha cara nos cartazes-convites, hoje se perderia com o advento dos orkuts, as websites que se abrem ou mesmo os bulks e scans que pululam até dentro de nossos endereços mais restritos e pessoais... Ninguém tem mais privacidade ou perdeu-se o limite do respeito pelo outro.


Vocês viram as meninas que colocaram numa web site os detalhes negativos dos garotos quem com elas saíram e não gostaram? Pode-se até processar, mas até que algo aconteça nesse sentido, se é que pode acontecer, todo mundo leu e mesmo depois de passados mil anos alguém vai dizer: "este aí não é filho daquele mau caráter que apareceu na net aquele dia?" E daí, tudo que você fez de bom, durante uma vida toda... é esquecido por que alguém resolveu escrever sobre você na net....


A net é uma maravilha. Mas é um perigo também. Mas não é só a net. É o muro, é o poste, é o poster, é a mídia, enfim... O presidente re-eleito culpou a mídia pelo eco dos escândalos, culpou a imprensa como um todo como se fizesse campanha contra ele. Se fizeram isto com o presidente, por que não se iria escrever, verdades ou lendas, num orkut contra aquele "fulano de tal", que não é ninguém, mas que aparece num orkut qualquer ou no lido e relido jornalzinho de sua cidade natal...


Homens livres do mundo, uni-vos!!! nem que seja num orkut qualquer !!!




 

| home |

© Jornal Contato 2006