Por Padre Fred
Uni-vos!

 

Padre Fred conta com entusiasmo como que a Igreja do Rosário voltou às suas origens de capela da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos quando recebeu um grupo de maracatu e capoeira, música e dança criadas pelo antigos escravos que freqüentava a Igreja.

 


Padre Fred recupera recupera e recebe o grupo folclórico de maracatu Baque do Vale e o grupo de capoeiristas Ginga Brasil na igreja do Rosário

 

Semana passada, Contato trouxe na coluna de Ya San Levy uma foto do padre Fred ladeado por Yuri e Vinicius, os coroinhas da igreja do Rosário. Iam à frente de um grupo folclórico de Maracatu, pela praça em frente à igreja, rumo ao templo para a missa de inauguração de uma nova etapa no trabalho pastoral de nossa igreja centenária.


Desde dois de outubro, a igreja do Rosário foi entregue à direção da Radio Cultura 790 de Taubaté, rádio esta pertencente à Diocese. Os estúdios da rádio localizam-se ao lado da igreja o que facilita o uso de templo para transmissões ao vivo pelas ondas do rádio para o trabalho de evangelização e entretenimento.


Nos últimos cinco anos, mais ou menos, a igreja esteve sob os cuidados da Missão “Sede Santos”, liderada pelo padre Marlon. Neste entrementes, padre Marlon deixou a rádio Cultura, indo fazer seus programas na querida rádio Difusora e nas televisões locais. A igreja do Rosá
rio ficou somente usada para o culto dos fiéis e de lá nada se transmitia.


A rádio Cultura também não conseguia transmitir ao vivo cultos ou celebrações de outras igrejas por causa do alto custo do uso da linha telefônica.


Finalmente, as partes se acertaram. Padre Marlon fica utilizando o Espaço Vida e a casa “João Paulo II” e a rádio Cultura se responsabiliza pela igreja do Rosário. O diretor da rádio Cultura é o padre Rodrigo Natal, jovem recém ordenado e de grande inteligência e piedade. Ele celebra diariamente na igreja às 17 hs e esta missa é irradiada por toda a diocese. Ele conta com a ajuda do padre Alan na tesouraria, padre Vanzella na assessoria teológica e eu, Fred, com um programa diário chamado “esquina 790”, de duas horas, onde se fala um pouquinho sobre tudo. Também ajudo com as missas de sábado (18 hs) e aos domingos às 10 e 20 hs.


Como sugestão da Ya e do Luciano [Dinamarco], fotógrafo, convidamos o grupo folclórico de Maracatu e Capoeira para abrilhantar o dia da posse. Nem todo mundo sabe que a igreja do Rosário foi construída em 1850 para ser exatamente a capela da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos... Ou seja, os escravos.


Ao se fazer esta homenagem aos escravos do passado, todos os fiéis presentes quiseram reviver aqueles dias, colocando-nos como Maria, ou seja, como “escravos” nas mãos do Senhor.


Obrigado ao Flávio Itajubá e aos mestres Zangado e Géia pela beleza plástica e sonora dos grupos de maracatu e capoeira, ao padre Marlon os melhores votos de feliz pastoral em sua nova etapa e ao povo católico o convite de sintonizar a rádio da Diocese e que continuem fazendo do Rosário a sua igreja no centro da cidade.


Precisamos agora sensibilizar as autoridades municipais a nos ajudar a restaurar o templo que está em ruínas. É um prédio tombado pela prefeitura, acolhe centenas de pessoas todos os dias e além de toda a história ainda tem muito a servir ao povo de Deus.
Gente de cultura e de fé, de Taubaté, uni-vos...





 

| home |

© Jornal Contato 2006