Extraterrestres, discos voadores e ficções

Existem diversas perspectivas e abordagens para o tema instigante da existência de vida extraterrestre, que reflete o sentimento de solidão da espécie humana que não sem certa razão se recusa a acreditar ser a única forma de vida inteligente no universo quando existem incontáveis galáxias com bilhões de planetas


Em 1938, o ator, e escritor Orson Welles transmitiu pelo rádio a Guerra dos Mundos. No programa “boletins de notícias”, contava que naves marcianas estavam atacando Nova Jersey, e depois se espalhando pelos Estados Unidos.


Welles disse claramente: “Isto não é verdade. É ficção.” Nenhum astrônomo defendia, na época, a existência de vida avançada em Marte. Mesmo assim, muitos acreditaram na história e, em Nova Jersey, multidões fugiram em pânico.


O filme E.T., de Steven Spielberg, um clássico para todas as idades, conta a história de um extraterrestre que se perde na Terra e faz amizade com um garotinho e seus amigos. Nascido da fascinação que a hipótese da existência de vida extraterrena inteligente exerce sobre as pessoas, este filme atraiu milhões aos cinemas do mundo todo e é apenas um de uma extensa lista de exemplos do gênero.


Existem vários títulos que abordam as visitas (amistosas ou não) destes seres ao nosso planeta. O próprio Spielberg tem outro filme sobre o tema, chamado Contatos Imediatos do Terceiro Grau, e outros como o filme Homens de Preto que fez muito sucesso contando com humor a história de dois agentes dedicados à caça de extraterrestres.


Nem sempre, porém, o tema é visto com simpatia ou humor. No filme de ação Predador, o inimigo invisível que extermina o pelotão de Arnold Schwarzenegger se revela uma criatura sanguinária de outro planeta, enquanto em Independence Day os invasores promovem uma imensa destruição (satirizada de forma genial por Tim Burton no filme Marte Ataca).


Nos anos 50, os EUA produziram montanhas de filmes de ficção científica que lidavam com o tema de visitas ou invasões extraterrestres, como o comovente O Dia em que a Terra Parou e o clássico trash Plan 9 from Outer Space, de Ed Wood, onde seres de outros planeta transformam mortos em vampiros em meio a cenários de papelão e isopor.


Na TV, um dos maiores sucessos da última década foi o seriado Arquivo X, que lidava com temas que incluíam visitas e abduções realizadas por extraterrestres. Não faltam extraterrestres também nas histórias em quadrinhos, principalmente nas de super-heróis: um dos mais famosos, o Super-Homem, nasceu no planeta Krypton.
Mas, extraterrestres e discos voadores não são apenas material para obras de ficção. Existem grupos que se dedicam especialmente à pesquisa sobre Ufologia, disciplina paracientífica que estuda tudo que se relaciona com objetos voadores não-identificados e seus tripulantes. São assuntos tão diversos quanto a tipologia extraterrestre e relatórios sobre avistamentos, além dos famosos casos de Roswell e, para usar um exemplo brasileiro, [o caso do ET de] Varginha, MG. Há também os discípulos de Erik Von Däniken, autor de Eram os deuses astronautas?, e os que abordam os extraterrenos sob uma perspectiva esotérica, como os grupos de Trigueirinho e Ashtar Sheran.


A ciência tradicional também se interessa pelos extraterrestres. O falecido astrônomo Carl Sagan era fascinado pelo tema e iniciativas como as do Instituto SETI, que busca sinais de rádio de fontes extraterrestres por todo o espaço sideral, são bons exemplos, assim como a Exobiologia, ciência que entre outros assuntos estuda o potencial da vida (não necessariamente inteligente) em outros planetas.


Existem diversas perspectivas e abordagens para este tema instigante, que reflete o sentimento de solidão da espécie humana que não sem certa razão se recusa a acreditar ser a única forma de vida inteligente no universo quando existem incontáveis galáxias com milhares de planetas em cada uma. Escolha seu viés preferido sobre o tema e explore este fascinante campo especulativo que, assim como o universo, está em permanente expansão.

| home |

© Jornal Contato 2006