Por: Visconde de Uberaba

Provocado ou provocador?

Citando sempre o dramaturgo Bertolt Brecht, o ator e diretor de teatro Antonio Abujamra esteve em Taubaté na segunda, 18, para falar de teatro. Entre uma e outra declamação de poemas e insinuações provocantes à platéia, Abujamra foi Abujamra.

Provocado...

 


Abu participa de debate sobre cultura e teatro em Taubaté na última segunda-feira, 18

Antônio Abujamra, 75 anos, estampou um largo sorriso ao chegar numa escola particular, em Taubaté, para participar de um debate sobre cultura e política e, claro, para falar de teatro. A platéia, majoritariamente formada por grupos de teatros da cidade, tolerou a interminável demora do início da palestra – marcada para às 18h, começou com mais de 40 minutos de atraso. Abujamra destacou seus 57 anos de profissão para depois se auto-classificar de “puta velha” do cenário artístico brasileiro, quiçá mundial. Com diversos prêmios nacionais e internacionais no currículo, o ator e diretor de teatro disse que se considera mais provocado do que provocador e sentenciou. “Não somos o Brasil do Jornal Nacional”.

 

... ou provocador

Mas Abujamra não deixou no camarim seu papel de provocador. O eterno bruxo Ravengar desafiou atores e atrizes que assistiam seu discurso a buscarem seus objetivos. Citou como exemplo a carreira do escultor taubateano Fernando Ito. “Ito não seria Ito se ele optasse em ficar em Taubaté. Não existe ensino, existe aprendizado. E dou valor para aqueles que querem aprender”, vociferou para depois acrescentar. “Não tenho medo do fracasso. Eu sou o fracasso e já dirigi mais de cem fracassos no teatro”. Alternando momentos de provocado e provocador, Abujamra respondeu a todos os questionamentos. No fim, aproveitou para contar estórias divertidas no meio artístico brasileiro. “No Brasil, sem humor não dá para viver”, sentenciou.

 


Palestra

 

NUPES

O Núcleo de Pesquisa Sócioeconômicas da Unitau (Universidade de Taubaté) comemora, neste mês, 10 anos de atividade. Além de referência nacional sobre o preço da cesta básica do Vale do Paraíba, o NUPES atua também em outra frente. Realiza a PORE (Pesquisa de Ocupação, Renda e Escolaridade) sobre a “evolução da população de Taubaté, com destaque para o cálculo da taxa de desemprego na cidade”, segundo a assessoria de imprensa da Unitau. Com credibilidade e muito trabalho, a história do NUPES é composta por professores do Departamento de Economia, Contabilidade e Administração e também por alunos bolsistas.



Das esquerda para direita: Prof. Ms. Edson Vieira Trajano, Prof. Dr. Luiz Carlos Laureano da Rosa, Danilo Sobreira, Profa. Ms. Maria Inês Ferreira Xavier, Prof. Ms. Dorivaldo Francisco da Silva e Profa. Ms. Nilde Ferreira Balcão.

 


Cultura inglesa

Atenção artistas de Taubaté e região. Estão abertas as inscrições para o 11º Cultura Inglesa Festival até o dia 14 de novembro. Qualquer projeto voltado às áreas de Teatro (adulto e infantil), Artes Visuais, Dança e Cinema Digital de ficção e animação podem concorrer desde que obedeçam as regras do Festival. Ou seja, pode ser de qualquer tipo, formato ou tamanho, mas deve ser focado em público jovem e, principalmente, baseado em artistas ou obras britânicas, claro. Qualquer companhia ou grupo de teatro que tenha sede nas 57 cidades em que há Cultura Inglesa pode se inscrever e Taubaté é uma dessas cidades. Mais informações pelo site www.culturainglesasp.com.br/festival.


Feliz Aniversário

No último dia 2 de setembro, o administrador Rodrigo Ferrari, filho do casal José Carlos Almeida e Helenice Ferrari comemorou seu trigésimo aniversário com seus amigos no Maquina 8 no distrito de Quiririm. Parabéns Rodrigão e força para o seu Corinthians!!!!



Comemorando seu 30 aniversário, Rodrigo Ferrari e amigos

 

| home |

© Jornal Contato 2006