Por Harold Maluf
Presidente do DABM - Medicina

Quinta-feira quente

Na terça feira da semana passada, um diretor do Centro Acadêmico da Comunicação visitou o nosso Diretório Acadêmico (Medicina) e nos convidou a participar de uma manifestação de seus alunos na quinta feira da mesma semana.

 


Alunos da UNITAU realizam passeata cobrando abatimento da mensalidade na última quinta-feira.

Não imaginando que este movimento iria criar grandes repercussões e estando em tempos de provas bimestrais, apenas dois diretores nossos se prontificaram e compareceram ao movimento. Chegando lá, uma grande surpresa: alunos e mais alunos saindo de suas salas de aula para se integrar com seus colegas na rua.


Durante o percurso, alunos de outros cursos como Serviço Social, Psicologia, das Ciências Sociais e Letras, entre outros, também apareceram e foram dando “corpo” a este movimento que reivindicava a diminuição nos preços das mensalidades, o fim das taxas administrativas e a rematrícula de alunos com problemas financeiros afastados por inadimplência.


Com gritos como “educação não é supermercado”, “se não abaixar (as mensalidades), não vamos pagar” e “tem que estatizar (ainda que a UNITAU seja pública)” os estudantes envolvidos no ato ganharam atenção e incentivo das pessoas que na rua passavam. São palavras que começam a ecoar cada vez mais fortes pelos estudantes da UNITAU que não enxergam no DCE, órgão também muito criticado durante a passeata, uma representação autêntica.


Os problemas citados pelos alunos da Comunicação são comuns aos estudantes de todos os cursos da UNITAU. Interessante o fato de quando pelo caminho se passou em frente ao campus do Bom Conselho e pelo ECASE, uma outra surpresa: os portões se encontravam fechados e os alunos que de dentro queriam sair para aumentar o movimento ficaram literalmente “presos”.


Alguns se indignaram e começaram a empurrar o portão. Mas os ânimos foram acalmados quando se definiu o caráter não depredador da mobilização, o que é um grande exemplo a ser passado. Assim, os alunos da Comunicação estão de parabéns pela maturidade e seriedade que encaram o movimento estudantil.

 

Hospital Universitário

Não comparecemos (DABM-Medicina) nesta quarta-feira à audiência no Legislativo sobre o HUT por conta das semanas de provas. Mas estamos a par de toda a discussão e organizaremos um encontro de todos os alunos, ex-alunos e docentes da Faculdade de Medicina para discutirmos quais serão as exigências e necessidades a serem passadas à instituição.
Com certeza será o primeiro dos muitos encontros desta natureza, juntando as forças para construirmos um ensino médico e um atendimento mais adequado para Taubaté.

| home |

© Jornal Contato 2006