Pragas Virtuais

Na semana passada usei o termo HOAX no artigo sobre Marte.
Muitos leitores pediram-me que esclarecesse tal termo do "Internetês"

 


 

Hoax (embuste ou trote, numa tradução literal) é uma mensagem cujo conteúdo é alarmante. A definição mais simples sobre hoax é que se trata de uma mensagem que se utiliza a boa fé das pessoas para se reproduzir, sendo esse o seu único objetivo. De forma mais simples, hoax é um boato intencional e falso. Dá-se o nome de hoax a histórias falsas recebidas por e-mail, que geralmente ameaçam o destinatário com a destruição, contaminação, formatação do disco rígido do computador, ou qualquer outra desgraça, caso não faça o que for solicitado na mensagem.
A palavra hoax veio do pretenso encantamento hocus pocus. "Hocus pocus", por sua vez, pode ser uma distorção da expressão latina "hoc est corpus" ("este é o corpo") proferido durante a missa. O assunto ainda é controverso entre os etimologistas.

 

Hoaxes típicos

Eis algumas falsas e estranhas notícia que foram exaustivamente enviadas:
A Seleção Brasileira vendeu a Copa do Mundo do 1998, num esquema milionário, que envolveu a Nike, a Adidas, a Fifa, a CBF e os jogadores.
A Ericsson e a Nokia estão distribuindo celulares grátis.
Bill Gates está oferecendo a você US$1.000.
A Disney está dando a você férias grátis.
Uma companhia de alimentos infantis está enviando cheques.
A Nestlé enviará um cesta com produtos se você reenviar o e-mail para 15 pessoas.
O MSN passará a ser pago, e um abaixo assinado contra isso.
O Orkut será pago (outro abaixo assinado contra isso).

 

Dicas

O Windows possui um arquivo chamado Jdbgmgr.exe, cujo ícone é um urso, que na verdade é um vírus. Observação: esse arquivo realmente existe no Windows, mas faz parte do sistema, ou seja: não é um vírus.


O reenvio deste tipo de mensagens é geralmente considerado sinal de pouca sofisticação e experiência no uso de computadores. Muitos dos “micreiros” mais antigos tendem a encarar quem participa deste tipo de coisa com algum desprezo.
Uma dica simples é sempre acessar o site da empresa envolvida no hoax e verificar a autenticidade das mensagens. As empresas nunca fazem alterações nos seus serviços sem um aviso prévio aos seus usuários.

 

Spam

Outra praga virtual é o "Spam", uma mensagem não solicitada. Exemplo: propagandas. Muitas dessas mensagens já foram enviadas em um número tão grande que se acabaram se transformando em verdadeiras lendas urbanas.
Deixar de usar a tecla Encaminhar - "Forward" em mensagens alarmistas é um excelente procedimento. Confirmar se o texto é verdadeiro, antes de reenviar, é absolutamente necessário.

 

Onde obter mais informação

Um cuidado que pode ser tomado, antes de espalhar textos alarmantes, especialmente em listas, é tentar verificar sua autenticidade na Internet. O endereço a seguir é mantido pelos fabricantes do Norton AntiVírus. Ele informa sobre falsos vírus e Hoax.
http://www.symantec.com/avcenter/hoax.html

Um excelente site em português, muito informativo, é o Quatrocantos. A página é permanentemente atualizada. Antes de retransmitir qualquer aviso deste tipo, é importante verificar.
http://www.quatrocantos.com/lendas/index_falsos_virus.htm


Worms e Virus

Um Worm em computação é um programa auto-replicante, semelhante a um virus que infecta um programa e necessita deste programa hospedeiro para se propagar. O worm é um programa completo e não precisa de outro programa para se propagar.

| home |

© Jornal Contato 2006