MARTE, O PLANETA VERMELHO

Os astrônomos estão excitados, internautas de todo o planeta repassam mensagens sobre o fenômeno que ocorrerá no próximo dia 27 quando Marte estará a apenas quase 60 milhões de quilômetros da Terra, um fenômeno que só se repetirá daqui a 73 mil anos.


Marte

 

Recebi um “Hoax” (e-mail com boatos falsos) dizendo que Marte chegará no dia 27 de agosto a uma magnitude tal que aparecerá tão grande como a Lua cheia a olho nu.Tal mensagem é falsa. O planeta vermelho não terá tamanho aparente da Lua.


Em verdade, Marte fica próximo da Terra (cerca de 57,7 milhões de quilômetros) a cada 15 ou 17 anos. Porém, em 27 de agosto ele alcançará a sua máxima aproximação a Terra - uma distância de 55,8 milhões de quilômetros. A última vez em que tal máxima aproximação ocorreu foi há 73.000 anos.


Decepcionante? Pode ser e isso é um bom sinal para não se dar muito crédito a essas mensagens que relatam fatos alarmantes ou extraordinários.


O que vai acontecer é algo inteiramente normal e corriqueiro. Extraordinário é o fato de o fenômeno ser notado, pela primeira vez, pelo ser humano. Certamente, há 73 mil anos os nossos ancestrais não deram muita importância para ele. Da próxima vez que Marte vier aqui tão perto, a gente nem pode prever o que estará ocorrendo na Terra.


Atualmente, Marte está surgindo do lado do nascente, por volta das 20 horas e está alcançando o zênite – o ponto mais alto no céu – por volta de uma hora da manhã. Já é um belo espetáculo. No dia 27 de agosto, Marte surgirá ao anoitecer, logo após o pôr-do-sol, e alcançará o zênite por volta da meia-noite. Corpos celestes têm exercido influência sobre os homens desde a Antigüidade como símbolo de força e poder. O planeta Marte, assim como os outros do Sistema Solar, deve seu nome aos deuses da mitologia antiga, os quais eram vistos como seres sobre-humanos e detentores de poderes sobre a Terra. Portanto, esta analogia reflete o fascínio exercido pelos planetas sobre o pensamento humano, o qual vem se estendendo durante séculos e está sempre presente na história do homem.


A maior aproximação já vista entre Marte e a Terra faz com que a figura daquele planeta esteja ainda mais em destaque na mídia. Os astrônomos estão excitados com o potencial das observações a serem feitas; as agências espaciais noticiam que várias sondas estão a caminho do planeta vizinho; os astrólogos predizem a forte influência de Marte neste período. O planeta vermelho está na televisão e nos jornais. Assim, é válido analisar como e por quê Marte está tão fortemente inserido em nossa cultura.


Na mitologia romana, havia o deus Marte, filho de Juno e Bellona, análogo ao deus Ares, na Grécia. Para a mitologia romana, foram Rômulo e Remo, filhos de Marte, os fundadores de Roma, onde as batalhas eram tidas como a razão de sua grandeza. Marte era intensamente cultuado e adorado como o deus da guerra. Era ligado também à Primavera (o mês de Março tem seu nome em homenagem ao deus, assim como a terça-feira, do latim martis dies), daí ser considerado deus da natureza e da agricultura, severo na disseminação de castigos e exigente quanto ao recebimento de oferendas.


A associação do deus da guerra ao planeta teve sua origem na cor vermelha. A superfície marciana apresenta um tom avermelhado - devido à presença de ferro oxidado -, o que foi associado ao vermelho do sangue despejado durante as guerras.


O fato de que este planeta seja o único com condições de colonização no futuro (há esperança de que haja água no seu subsolo) também contribuiu para os devaneios do imaginário popular. Realmente, a proximidade de Marte leva a mais questionamentos do que em relação a planetas mais distantes, como Netuno ou Plutão, ou planetas indubitavelmente inabitáveis, como Vênus e Mercúrio, devido à alta temperatura.


Há uma infinidade de filmes e livros que retratam esta questão cultural de Marte. Na década de 20, surgiram os primeiros filmes a respeito de invasões e conflitos entre marcianos e terráqueos. A partir de então, este tema tem sido uma constante nos cinemas. Centenas de romances, livros de ficção científica e artigos de ufologia dão destaque à questão da relação entre a Terra e seu vizinho vermelho. Matérias em jornais, revistas e televisão sempre estiveram presentes e, principalmente agora, pululam notícias e avisos sobre a proximidade do astro.


Recordando coisas do passado...volto para 1960, na época existia uma música que falava numa marcianita: Esperada marcianita / Asseguram os homens de ciência / Que em dez anos mais, tu e eu / Estaremos bem juntinhos / E nos cantos escuros do céu falaremos de amor / Marcianita.branca ou negra / gorduchinha, magrinha ou gigante serás meu amor / nos anos 70 seremos felizes os dois".

| home |

© Jornal Contato 2006