Por: Visconde de Uberaba

Energia limpa
Parque Eólico Gaúcho

Com novo prédio construído em apenas quatro meses, Carrefour abre as portas de seu primeiro hipermercado em Taubaté. Karina Sbruzzy, prata da casa de sucesso nacional, realiza última apresentação da peça “Doida Varrida”, na terra de Lobato.

As primeiras 25 torres dos parques eólicos de Osório entraram em operação. Trata-se da primeira das três unidades que compõem o maior complexo eólico da América Latina. O caminho para a consolidação da usina com geração de energia a partir do vento começou a ser aberto em setembro de 2003, quando o governador gaúcho liderou uma missão em viagem à Europa, para expor a empresários o potencial econômico do Rio Grande do Sul e sua capacidade de atração de investimentos na área de energia. O projeto, o sexto maior do mundo, vai quintuplicar a energia eólica produzida atualmente no Brasil. Está prevista a produção total de 150 megawatts, suficiente para o abastecimento de residências de 650 mil pessoas por ano. Serão construídos 75 aerogeradores de dois megawatts de potência cada um, com 135 metros de altura (equivalente a um prédio de 45 andares) e 810 toneladas de peso, instalados em três parques: Osório, Sangradouro e Índios. Cada conjunto é formado por uma torre de concreto e um cata-vento com pás de 37 metros de raio. Além dos 150 megawatts, devem ser gerados mais 70 megawatts pelo Parque Tramandaí e outros 7,5 megawatts pelo Parque Palmares do Sul. Além de gerar energia limpa e inesgotável, o parque eólico de Osório serve como ponto de atração turística, com a abertura dos cata-ventos para visitação pública.

Renato Teixeira e Taino
Na sexta-feira, um grupo de amigos se encontra para saborear a melhor culinária da Região. O restaurante só pode ser o Lê Bistrô, em Quiririm. Na sexta, 23, o escultor Fernando Ito e sua musa Antonieta, Rogério Juju Billard e Paulo de Tarso receberam a visita do cantor e compositor Renato Teixeira acompanhado dos filhos Chico e João, com quem faria um show no SESC, naquela noite.
Depois de muita conversa que rolou por toda a tarde, Renato Dentinho confessou que um dos seus maiores desejos era conhecer o velho Antônio Júlio Taino, o Toninho Taino “maior jogador de futebol de todos os tempos”, na opinião do músico. Imediatamente, Rogério providenciou o encontro entre esses dois grandes símbolos vivos da terra de Lobato. O local foi o sempre agradável Hotel Baobá.
Rogério ficou só assistindo as lágrimas de alegria que rolavam dos olhos de Taino e as que Renatinho não conseguia segurar. À noite, pai e filhos realizaram um show impecável com músicas cantadas o tempo todo pelo público. Rogério ficou com a impressão que a empatia e leveza do espetáculo refletiam a alma lavada do artista depois de conhecer seu maior ídolo.

Taino é o terceiro em pé da esquerda para a direita, em foto do ECT em 1954

 

Super Férias
É tempo do “Super Férias” do Sesi, um evento repleto de atividades esportivas, culturais e sociais para crianças e jovens de 6 a 17 anos. A programação começa no próximo dia 4 e se estende até 28 de julho, de terça a sexta-feira, das 13h30 às 17h30, sempre com a supervisão de profissionais. Quem quiser participar, corra! As inscrições que terminam nesta segunda, 3, devem ser feitas na avenida Voluntário Benedito Sérgio, 710, no bairo da Estiva. Os ingressos custam R$ 7,00 para filhos de beneficiários e R$ 9,00 para os demais.

Ciclismo campeão
Ninguém consegue superar a performance do ciclista de Taubaté Ricardo Venturelli Gonçalves. No último dia, 25, Gonçalves faturou mais um caneco com a terceira vitória consecutiva na competição. Levou para casa o troféu da 3ª Etapa do Campeonato Paulista de Resistência Sênior e Máster. A prova foi realizada na vizinha São José dos Campos. Outros destaques da equipe taubateana são os ciclistas Nivaldo Santana de Abreu, Martin Saenz e Pedro Lucindo de Abreu.

 

Jogo rápido com a atriz Karina Sbruzzy, da peça “Doida Varrida”.
Karina Sbruzzy é sinônimo de boa gargalhada. Atriz e produtora da peça “Doida Varrida”, ela encerra a série de apresentações da peça neste domingo em Taubaté. E já está com as malas prontas para pisar em palcos lusitanos. A estréia está prevista para setembro próximo.

 

CONTATO – Quando você pensa em "Doida Varrida", qual é a primeira coisa que passa por sua cabeça?
Karina Sbruzzy –
Trabalho.

CONTATO – Qual a maior dificuldade para encená-la?
Karina Sbruzzy –
Além de atriz, sou produtora da peça. Minha maior dificuldade está sendo ter tempo suficiente para me preparar, antes de subir ao palco. Muitas vezes acabo de fazer o ensaio técnico e já está na hora do público entrar. Por ser monólogo, exige muita concentração e um ótimo preparo corporal e vocal.

CONTATO – Como surgiu o convite para estrear a peça em Portugal?
Karina Sbruzzy –
Mandei um projeto do espetáculo para uma produtora de lá. Ela já tinha ouvido falar da peça, já que ela sempre leva espetáculos do Brasil para Portugal e se interessou. Então, ligou para fechar a turnê.

CONTATO – Será a primeira vez que atuará em palcos internacionais?
Karina Sbruzzy –
Sim !!!

CONTATO – Qual sua expectativa?
Karina Sbruzzy –
Espero agradar, claro! Só isso, quero fazer o público se divertir.

CONTATO – Já tem em mente outros projetos, peças?
Karina Sbruzzy –
A gente sempre tem, né? Já viu um ator sem projeto? Aharararararra!!! Devo convidar o Duda Ribeiro de novo para escrever outra comédia.

| home |

© Jornal Contato 2006