Há quase 39 anos o Diretório Acadêmico “Benedicto Montenegro” (DABM), representa os estudantes da Faculdade de Medicina de Taubaté (FMT) e batalha para melhorar as condições de saúde no Vale do Paraíba. Essa luta é para chamar a atenção da população sobre as precárias condições do atendimento médico e, ao mesmo tempo, para mostrar que é quase impossível o Hospital Universitário de Taubaté atender um contingente enorme de pacientes com recursos limitados. Não podemos fugir de nosso dever de dar à população as melhores condições possíveis de saúde.
Passeatas, distribuição de folhetins explicando a situação da saúde podem parecer tímidos para alguns setores da imprensa. Mas são os recursos que dispomos para mostrar aos nossos pacientes porque seu atendimento não está sendo totalmente satisfatório, apesar de nosso esforço por um atendimento médico digno. Nesse sentido lançamos no Jornal CONTATO os Diálogos de Esgoto para externar nossas opiniões e comentários sobre a saúde que devemos à população. Mas seria isso o suficiente? Cremos que não. Para corrigir essa deficiência com orgulho damos hoje o início à nossa própria página: Ponta de Faca.
Nesse espaço, o leitor poderá semanalmente acompanhar nossas ações pró-saúde na Região, tirar suas dúvidas sobre o porquê da deficiência do atendimento médico, ler curiosidades sobre medicina e saúde e sobre a complexa política estudantil que envolve nossa faculdade. Com orgulho abrimos hoje este espaço, e agradecemos do fundo de nossos corações a oportunidade que a equipe do Jornal CONTATO nos deu! Leitores, não deixem de acompanhar semanalmente a página da FMT.

Paulo Eduardo Bertocco Parisi
Diretor de Comunicação do DABM

 

Como era de se esperar, a diretora do Instituto Básico de Biociências, Maria Lucila Junqueira Barbosa, é a nova reitora da Universidade de Taubaté. Depois de uma disputa que ela mesma definiu como legítima (apesar das muitas controvérsias), a diretora se impõe de maneira consciente diante da difícil condição moral da UNITAU.
As propostas de Lucila são desafiadoras frente a enorme carga de empecilhos de ordem administrativa. Um desafio que se estende às mentalidades conservadoras que continuam a definir os caminhos dessa universidade. Para tanto, Lucila lembra Edgard Morin em sua plataforma quando o pedagogo francês afirma: “Não se pode reformar uma instituição sem prévia reformas da mentes, mas não se pode reformar as mentes sem um prévia reforma das instituições”. Só falta acrescentar: dentro dos padrões pedagógicos e estruturais contemporâneos.
Para a Faculdade de Medicina e para todos os outros cursos da área da saúde que se utilizam do Hospital Universitário de Taubaté (HUT), a escolha por Lucila foi a melhor possível. Profissional da saúde com gana de profundas mudanças, ela propõe idéias revolucionárias para o nosso hospital. Desejamos a ela todo o sucesso nessa nova empreitada que terá, com muito esforço, um destino glorioso.

Passeata
A passeata do dia 30 de maio atingiu seu objetivo. Ainda que nossas exigências não tenham sido acatadas pela UNITAU, como a proposta de aumento da verba anual para o HUT, tivemos um ótimo apoio por parte de importantes órgãos da saúde em Taubaté e região. A Associação Paulista de Medicina (APM) já se prontificou a representar os alunos da medicina diante do Conselho Municipal, onde exigirá uma prestação de contas a todas as pessoas que se utilizam e trabalham no Hospital Universitário, não se limitando ao Tribunal de Contas.
Já o presidente da FUST, Paulo Raposo, esteve em Brasília para ajustar o credenciamento do HUT junto ao Ministério da Saúde e negociar uma verba excedente pelo Governo Federal. Para tanto, foi formado mais um Conselho, onde o DABM (Medicina) participa com seu Diretor de Internato, o já conhecido Glauco Callia.
Nós, estudantes de medicina, não descansaremos enquanto não conseguirmos um Hospital ordenado para um bom atendimento e ensino.

Harold Maluf
Presidente do DABM


Curiosidades
O direito, de todos, à saúde
É possível exigir e melhorar, na prática, o atendimento?

Em 30 de março, o então ministro da Saúde Saraiva Felipe lançou a Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde, com base nos seis princípios básicos de cidadania.

Todo cidadão tem direito:
1. ao acesso ordenado e organizado aos sistemas de saúde (como facilidade de acesso aos postos de saúde, especialmente aos portadores de deficiência, gestantes e idosos)

2. a tratamento adequado e efetivo para seu problema

3. ao atendimento humanizado, acolhedor e livre de qualquer discriminação

4. a atendimento que respeite a sua pessoa, seus valores e seus direitos (fica assegurado ao paciente, por exemplo, o conhecimento de seu prontuário médico, sempre que solicitado por ele)

5. Todo cidadão também tem responsabilidades para que seu tratamento aconteça da forma adequada (ou seja, o paciente nunca deve mentir ou dar informações erradas sobre seu estado de saúde, pois essa atitude pode prejudicar a precisão do diagnóstico dado pelo médico)

6. Todo cidadão tem direito ao comprometimento dos gestores da saúde para que os princípios anteriores sejam cumpridos (portanto, é necessário que todos os gestores da saúde, representantes das três esferas de governo - federal, estadual e municipal, se empenhem para que os direitos dos cidadãos sejam respeitados)
Fonte: Ministério da Saúde
Paulo Eduardo Bertocco Parisi


| home |
Jornal CONTATO 2006