CONTATO – Como está a situação da Volks em Taubaté?
Biro-Biro –
Neste momento, não temos nenhuma negociação em curso já que a Volkswagen insiste em negociar o plano de reestruturação 2. Não vamos discutir esse plano. Podemos discutir outras formas de resolver esse problema. Mas não dentro da lógica baseada em demissões, piora das condições de trabalho e terceirização das áreas indiretas, que a empresa tenta impor.

CONTATO – A Volks parece usar velhos recursos para conseguir dinheiro subsidiado do governo (CONTATO 269). Isso tem lógica?
Biro-Biro –
A Volkswagen se apega à questão cambial para dizer que está em crise. Mas, ao mesmo tempo, vai ao BNDES pedir dinheiro subsidiado, para fazer investimentos. Na semana seguinte, anuncia 5.773 demissões no país em num momento em que a empresa reassume a liderança no mercado. Para nós, soa como golpe.

CONTATO – Existe alguma agenda estabelecida para resolver essa questão?
Biro-Biro –
Nós criamos o Comitê Nacional dos Trabalhadores da Volks, que coordena as negociações. Queremos discutir uma pauta que encaminharemos para a empresa. Fora disso, não vamos negociar com a Volks esse projeto maluco.

CONTATO – Qual o resultado da reunião na Alemanha?
Biro-Biro –
Esse plano da Volks foi definido na Alemanha. Quando fomos para lá, tínhamos a expectativa de reverter o quadro no Brasil. Lá o plano foi reforçado pela diretoria que quer implementá-lo a todo custo. [Porém], a resistência dos trabalhadores [é] que vai definir se este plano vai ser ou não implementado. Temos certeza que os trabalhadores estão dispostos a resistir. É uma crise mundial criada pela Volkswagen.

CONTATO – Qual é a postura da Prefeitura e da Câmara?
Biro-Biro –
[O dois Poderes] nos receberam muito bem e se colocaram à disposição. Inclusive fui informado pelo presidente Henrique Nunes (PPS) que eles (vereadores) estão convocando a Volkswagen para explicar esses pontos para agosto. O prefeito [Roberto Peixoto] tem se colocado à disposição da direção do sindicato. São 5.100 funcionários diretos. A Volks é a maior empregadora de Taubaté com a maior arrecadação de ICMS.

CONTATO – Como foi a manifestação do dia 31?
Biro-Biro –
Tínhamos programado um protesto de 24 hs contra a Volks por causa do plano. Na assembléia, de forma espontânea, os trabalhadores decidiram fazer um protesto na via Dutra. Tentam criminalizar o ato dizendo que os trabalhadores cometeram crime como formação de quadrilha quando estamos defendendo o emprego dos trabalhadores.


CONTATO – Já houve algum fato semelhante em Taubaté?
Biro-Biro –
É um fato inédito. Nunca houve prisão de dirigente sindical dessa forma. É uma arbitrariedade muito grande do delegado de polícia José Luiz Miglioli, que mentiu dizendo que foi dada voz de prisão aos companheiros na Dutra. Não é verdade. Nossos companheiros foram dirigindo até o 1º Distrito. Lá, foram informados que deveriam se dirigir para o 4º Distrito, no Quiririm. E foi lá, sim, que o delegado deu voz de prisão e os enquadrou em 4 crimes. É um absurdo. Foram presos Nilton Costa da Silva, diretor jurídico, e João Agostinho da Silva, que nem participava do ato.

CONTATO – A Polícia tem uma relação estreita com a Volks?
Biro-Biro –
Temos informações que a Polícia Civil e Militar fazem refeições dentro da Volks, abastecem carros dentro da fábrica e, em dia de pagamento da Volks, a [Polícia] Civil fica dentro e nas imediações da fábrica dando segurança.

CONTATO – Qual o teor do documento entregue pelo sindicato ao presidente Lula, na Revap?
Isaac do Carmo [vice-presidente do Sindicato] –
O documento mostra toda a verdade que estamos anunciando desde o início sobre a situação na Volks. Não existe nenhuma crise. A Volks está muito bem de saúde. As montadoras, desde 2003, vêm crescendo no país. Deixamos bem claro para o governo que não existe crise na Volks e, sim, na ganância das montadoras. O governo deve dar uma resposta até semana que vem.

CONTATO – Funcionários da LG entraram em greve por 24 hs na sexta, 2. Por que?
Biro-Biro –
A LG tem 2.050 funcionários em Taubaté e se prepara para aumentar para 2.550 em dezembro. É inadmissível que uma empresa como a LG não tenha um planejamento de recursos humanos na área de estruturação de salários e jornada de trabalho. Tínhamos um acordo firmado no TRT de Campinas que previa uma semana com jornada 6 X 1 e outra 5 X 2, alternadamente. A LG, porém, não cumpriu esse acerto. E fez pior. No dia 31 de maio, data de entrada nos novos salários, a LG atrasou o pagamento. Os trabalhadores da LG paralisaram a fábrica espontaneamente às 15h40’. Esperávamos reajuste salarial e nem depositaram o salário. Foi por isso que paramos. Depois de duas reuniões conseguimos construir uma proposta que prevê uma estrutura salarial com 4 níveis de salário. Definimos a jornada de trabalho e fechamos o acordo da PLR – Participação nos Lucros ou Resultados - em R$ 2.800,00. É o mais alto fora das montadoras. Metade será paga ainda em 23 de junho.

CONTATO – Como ficará o SAC -Serviço de Atendimento ao Consumidor- da LG?
Biro-Biro –
Tem uma movimentação da empresa no sentido transferi-lo para São Paulo. São 70 trabalhadoras. A empresa disse ao Sindicato que aproveitará as funcionárias na área administrativa. Por enquanto, não tem nada oficial. Se vier acontecer, elas serão remanejadas em outras funções. [Porém] o medo existe.

CONTATO – Continua candidato a deputado estadual?
Biro-Biro –
Não. No dia 31 de maio venceu meu prazo de desincompatibilização com o cargo de presidente do Sindicato. [Porém] a decisão estava tomada desde 3 de maio, quando a Volks anunciou o plano de reestruturação. Diante dessa situação, não daria para abandonar o Sindicato. Tenho plena confiança na minha diretoria e não teria problema algum em entregar a presidência. O problema é a simbologia que esse ato representaria em um momento de crise. Isso representaria uma traição para a categoria.

CONTATO – Ficou frustrado?
Biro-Biro –
Muito. Tínhamos visitado diretórios do PT no Vale e a aceitação era muito boa. E também pelo partido que tinha se estruturado. Acabei deixando o partido sem nome para disputar a eleição nesse reduto tucano que é o Vale do Paraíba.

 

| home |

© Jornal Contato 2006