Lideranças empresariais se reúnem em São Paulo em uma tentativa de elucidar problemas do setor industrial e apontar soluções

Por Jorge Fernandes

Câmbio fluante, deflação, déficit comercial, indexação, liquidez, recessão fazem parte do intricado vocabulário econômico e serão passados a limpo no Congresso da Indústria, nos dias 25 e 26 de maio, no Centro de Convenções do Expo Transamérica, na Capital. O evento, capitaneado pela FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) em parceira com o CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), visa apontar perspectivas ao setor econômico/industrial tanto no âmbito paulista quanto na esfera nacional.
O presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) e o governador paulista Cláudio Lembo (PFL) devem participar nesta sexta-feira do encerramento do Congresso. Na ocasião, ambos receberão um documento com os pontos mais importantes da indústria que poderá servir de diretriz para o programa político federal e estadual nas eleições de outubro.
Joaquim Albertino de Abreu, diretor regional do CIESP-Taubaté, é um dos articuladores do Congresso da Indústria. Segundo o executivo, o setor industrial mantém um “canal aberto” com o presidente Lula. “Desde o início da gestão de Paulo Skaf [presidente da FIESP], temos uma participação intensa junto ao governo federal na busca de soluções para o setor”. Para Albertino de Abreu, posições políticas/ideológicas não devem obstruir o crescimento industrial do país.
“Temos uma carência de emprego e, pela burocracia ainda existente, temos dificuldade de exportação de micro e pequenas empresas”, afirma Albertino de Abreu. Para o diretor regional do CIESP, se os juros permanecerem na casa de dois digitos, a situação dificilmente apresentará um horizonte promissor.
A crise mundial enfrentada pela empresa Volkswagen também faz parte do cardápio que será apresentado aos participantes do Congresso da Indústria. Deve-se ressaltar que em Taubaté as relações entre a prefeitura e o Centro Industrial da região deixa muito a desejar. No último dia 15, por exemplo, estava previsto um encontro entre a prefeitura e o CIESP. A reunião foi suspensa e ainda não foi remarcada.

[avançar]

 

| home |
Jornal CONTATO 2006