tiaanastacia@jornalcontato.com.br

Prefeito e Câmara condenados

O inferno astral de Roberto Peixoto está apenas começando. A Justiça acaba de condena-lo por malversação de recursos: pagou sessões extraordinárias para vereadores para conseguir maioria na Câmara.

Tomou Doril...
A vereadora Maria das Graças (PTC) licenciou-se da Câmara por um período de 30 dias. Tia Anastácia ficou inconsolável quando soube da notícia. No Legislativo, o que se ouve é que a vereadora não agüentou a pressão das últimas votações da casa (leia-se CEI Fernando Gigli). A veneranda senhora acha que é maldade pura. Tenha dó, né?

Por pouco...
Ex-presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes) da Unitau e candidato a vereador na última eleição, Márcio Leonel foi visto na tarde de terça-feira vistoriando o gabinete da vereadora Maria das Graças. Acreditava, dizem, que assumiria o lugar dela na Câmara. Quem levou a melhor foi o ex-vereador Jair Gomes, primeiro suplente. Muita da gente da Unitau respirou aliviada depois do susto.

Chiliques?
Tia Anastácia ainda não se conforma com a postura do “briguento” vereador Luizinho da Farmácia (PDT) em relação às colegas Pollyana (PPS) e Gorete (PSDB). Na leitura das justificativas do parecer da Comissão de Justiça sobre a construção de 1.100 casas, Luizinho interrompeu por “questão de ordem” a palavra de Pollyana. Após a arenga de sempre, o vereador disparou: “Ela [Pollyana] pode ter o chilique que quiser”. Como dama que é, a vereadora do PPS preferiu não responder no mesmo nível.

Machista e chiliquento
Imediatamente, Orestes Vanone (PSDB) tomou as dores da colega e repudiou a atitude de Luizinho. A neotucana Maria Gorete foi mais incisiva. Registrou que se trata de uma atitude que leva à “discriminação com as mulheres”. E completou: “quando Luizinho se exalta no plenário ninguém o rotula de chiliquento”.

Tropa nossa não
Luizinho da Farmácia, de novo, tem reclamado que em temporada de férias soldados e viaturas da Polícia Militar são deslocados para Campos do Jordão e Ubatuba. Ele não se conforma que os recursos do nosso município estejam sendo empregados na vizinhança. O vereador afirma que seu DataLuizinho comprovou a presença de nossa tropa e de nossas viaturas nas cidades vizinhas.

Comando desmente
Coronel Luís Augusto Guimarães, comandante do 5º. BPMI, que abrange 11 municípios, não vestiu a carapuça. Afirma que Campos do Jordão tem mais viaturas do que precisa e que gasolina não falta. Lembra que essa conversa apareceu há cerca de 8 anos quando a prefeitura concedeu o primeiro lote de viaturas da marca Gol. “A prefeitura é nossa parceira e tem nos ajudado muito”. E agora, Luizinho?

Justiça condena
Tudo indica que começou a temporada de caça pela Justiça que tarda, mas não falha. O juiz João Carlos Germano, da 2ª. Vara Cível de Taubaté republicou, na terça, 16, a sentença que condena o prefeito e os vereadores. Motivo: o mensalinho de julho de 2005 que prefeito deu aos vereadores, devidamente disfarçado de remuneração por sessão extraordinária durante o recesso do Legislativo.

Juiz não deu mole
O juiz entendeu que não havia nem necessidade e nem urgência para a convocação. Logo, o prefeito Roberto Peixoto praticou um ato que violou os princípios da moralidade e legalidade uma vez que a convocação ocorreu para agradar os vereadores e obter apoio político por meio do pagamento de um salário a mais. E mandou ver. Condenou Peixoto e vereadores a devolverem a importância recebida - caso tenha sido paga – ou, se não houve pagamento, impede que seja feito. Condenou ainda os réus a pagarem as custas e honorários advocatícios do processo. O prefeito apelou.

Algumas afirmações textuais do juiz
“O real móvel da expedição da Mensagem atacada veio à tona com a entrevista encartada a fls. 17, concedida por Henrique Nunes, 2º Secretário que esclareceu: ‘Nosso salário é baixo em relação às outras cidades e por isso acho justo. É uma forma de compensar o salário que recebemos.’ Em síntese, usou-se a convocação extraordinária como via reflexa para incremento dos subsídios dos VEREADORES.”

Coitado do Peixoto
Tia Anastácia mandou um convite para o juiz tomar um chazinho das 5 com suas amigas. Se bebesse, a veneranda senhora jura que estouraria um champanhe. Ela sabe que Peixotinho é boa pessoa. Mas depois de tanto aviso que mandou, Tia Anastácia tem certeza que essa é apenas a primeira de muitas outras condenações que virão.


Flagrantes
Congresso Nacional abaixo de cobra
Suzane von Richthofen, aquela que ajudou o namorado a matar os pais, consultando o advogado:
- Eu tenho alguma chance de ser absolvida?.
- Só se for julgada pelo Congresso Nacional.

Circulando na internet
"Viva o Povo Brasileiro. Não à reeleição! Troque ao menos o ladrão!"