Por: Visconde de Uberaba

Cadastro Sincronizado Nacional
Burocracia pode estar com dias contados

Evento pelo CIESP de Taubaté em conjunto com a Secretaria da Fazenda do estado e Delegacia da Receita Federal debateu o Cadastro Nacional Unificado.

Antônio Jorge Filho (Diretor do SESI Taubaté); José Alberto Barbosa Júnior (Diretor da M&B-A), Ana Paula Rios (Receita Federal), Carlos Inocêncio Nunes (Diretor Adjunto do CIESP Taubaté), Antonio Crespo (Chefe da Secretaria da Fazenda - Taubaté) e Álvaro Caninéo (Sindicato dos Contabilistas de Taubaté)
Crédito das fotos: Teresa Barbosa/Textoarte

Imagine o dia em que o CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas – for a única inscrição cadastral em todas as esferas de governo - federal, estadual e municipal. Tudo indica que essa realidade deixará de ser apenas uma fantasia.
Hoje, a ausência de um cadastro único e unificado é a causa de muitos pesadelos que povoam as noites mal dormidas de empresários, executivos, administradores de empresas e contadores. Os problemas começam no momento em que se decide abrir uma empresa, continuam durante toda a sua existência e ficam ainda mais complicados quando se quer encerrar suas atividades.
Para tratar desse tema e acumular experiências e sugestões, o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – CIESP Regional de Taubaté promoveu na quinta-feira,4, em parceria com a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo e a Delegacia da Receita Federal, a palestra "A Interface Estadual do Cadastro Sincronizado: Receita Federal – Secretaria da Fazenda". O objetivo foi esclarecer e orientar as empresas associadas sobre o Projeto Cadastro Sincronizado Nacional, O evento foi realizado na sede do SESI – CAT "Luiz Dumont Villares", em Taubaté.
Mais de 80 pessoas compareceram à palestra.
O evento contou com a organização da M&B-A – Soluções Empresariais e apoio do SESI Taubaté e do Sindicato dos Contabilistas de Taubaté.

Votorantim Celulose e Papel - VCP
Representantes da área de Comunicação e Responsabilidade Social da VCP visitaram nossa redação na terça-feira, 9, acompanhados pos Pasquarelli Júnior da Verbal Agência de Comunicação. O objetivo foi estabelecer vínculos mais estreitos com a imprensa regional para tornar mais conhecidas suas iniciativas nas questões socioambientais em suas unidades florestais.
A VCP, uma das maiores empresas de celulose e papel do Brasil integrada à produção de eucalipto, negocia suas ações nas bolsas de São Paulo e Nova York e tem participação no controle da Aracruz Celulose, maior produtora mundial de celulose branqueada de eucalipto e da Ripasa, cujo controle é compartilhado com a Suzano Papel e Celulose.

Estrada Cunha – Paraty: dessa vez vai?
Enfim uma boa notícia. No dia 13 de abril, depois muitos estudos e debates, a Ministra Marina Silva esteve em Paraty e assinou o protocolo de intenções para a pavimentação de 9 km de terra da estrada Paraty-Cunha (RJ – 165), que corta o Parque Nacional da Serra da Bocaina. Trata-se de um pleito antigo das prefeituras da região, além da empresa Eletronuclear. Esse trecho será pavimentado com bloquetes de concreto na cor verde no lugar de asfalto para evitar erosões no solo e o choque com o verde da mata. Além disso, esses 9 quilômetros terão o tráfego impedido durante a noite, exceto para emergências como bombeiros e ambulâncias.
Essa decisão pode ser o fim de uma polêmica que se arrasta há cerca de 50 anos. Estudos revelam que a estrada foi aberta em 1560, para o escoamento do ouro de Minas Gerais em direção ao Porto de Paraty. Construída por escravos e índios, ela abandonada após o ciclo do ouro e só foi retomada no início da década de 50.

Literatura infantil
Marcus Vinícius de Paula acaba de publicar seu primeiro trabalho como escritor: O livro proibido para adultos, pela editora Cabral. Com experiência de 4 anos escrevendo crônicas e artigos e na bagagem uma participação na fase regional “Conto no Mapa Cultural”, representando Taubaté, o escritor Marcus Vinícius de Paula mergulha de cabeça no universo literário infantil. “A idéia [do livro] é incentivar o gosto pela leitura nas crianças”, afirma. O livro proibido para adultos reúne uma antologia de poemas, divididos em 15 temas. Interessados em adquirir exemplares devem entrar em contato com o autor pelo endereço eletrônico marcusunitau@yahoo.com.br ou pelo telefone (12) 9143-1522.


Movimento estudantil
Passeata à vista em defesa do HU

Na segunda-feira, 22, os alunos da faculdade de Medicina da Universidade de Taubaté (Unitau) devem parar a faculdade e realizar uma passeata em protesto às más condições de atendimento no Hospital Universitário (HU). O ato, previsto para as 8h, é uma resposta à ameaça de corte de 60 leitos no hospital. A decisão foi tomada por cerca de 200 estudantes do 1º ao 6º ano e médicos residentes durante assembléia geral realizada na noite da quarta-feira no Diretório Acadêmico da Medicina “Benedicto Montenegro”, localizado no campus do Bom Conselho.
Harold Maluf, presidente do DAMBM, afirma que o ato deve reunir cerca de 500 estudantes de Medicina e que “também contamos com o apoio dos D.A.’s da Psicologia, Enfermagem, Serviço Social e Fisioterapia, que são cursos que também utilizam o HU”, comentou. A manifestação ocorrerá após o encerramento do FEMUT (Fórum de Educação Médico Universitário) – que discute a questão da saúde pública – e do COMUT (Congresso Médico Universitário de Taubaté).

Reunião
A assembléia ocorreu um dia depois do encontro entre estudantes, o reitor Nivaldo Zöllner e a chefe do departamento de Medicina, Maria Eliza Moreira. Antes desse encontro, o presidente do D.A., Harold Maluf, entregou uma carta a Zöllner solicitando providências da universidade contra a falta de recursos no hospital universitário.
As reivindicações contam com o apoio da Associação Paulista de Medicina (APM). O ex-presidente da Juventude do PSDB, Fabiano Vanone, pré-candidato a deputado estadual, também participou do encontro na quarta-feira.

 

| home |

© Jornal Contato 2006