Por: Visconde de Uberaba

Iniciativa brilhante

Só mesmo um hospital público como Hospital Universitário pode ter coragem e ousadia lançar campanha de conscientização sobre violência sexual e doméstica.

Violência Sexual
O Grupo de Apoio às Vítimas de Violência Sexual (Gavvis), do Hospital Universitário de Taubaté, lança campanha de conscientização da população sobre violência sexual, violência doméstica e prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). O Gavvis é um programa de extensão, criado em 2003 para prestar assistência médica, psicológica e jurídica a pacientes violentados sexualmente. O grupo multiprofissional - formado por médicos, psicólogos, enfermeiros e advogados - está se tornando referência regional multiprofissional em casos de violência contra a mulher.
O programa, que tem como principal alvo os adolescentes, abrangerá cursos para funcionários de Delegacias de Polícia, hospitais e prontos-socorros, com o objetivo de promover a humanização no atendimento às vitimas de violência. "Assim, a conscientiza­ção da fragilidade da vítima começa já na portaria e se estende por todas as áreas do hospital", explicou Váléria Holmo Batista Tuffi, ginecologista e coordenadora do grupo.
O atendimento do Gavvis é realiza­do todas as segundas-feiras, às 16 horas, no ambulatório de Ginecologia e Obste­trícia do Hospital Universitário.










Bertaiolli e Saiki

Olho no imposto
Na noite de quinta-feira, 12, cerca de 400 estudantes da UNITAU participaram da palestra “De Olho no Imposto”, no auditório da faculdade de Engenharia Civil. A palestra, conduzida pelo vice-presidente da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), Marco Aurélio Bertaiolli, contou com a participação de André Saiki, presidente da ACIT, responsável pela campanha na cidade. O objetivo é esclarecer o quanto se paga em impostos nos serviços e produtos consumidos e mostrar ao consumidor qual o valor real que sai do seu bolso e contribuir para que haja transparência na destinação do dinheiro público utilizado em saúde, educação, segurança.

 


Palestra de Marco Bertaiolli, vice presidente da Facesp

Feirão da conscientização
Nos dias 24 e 25 de março, a ACIT realizou o “Feirão do Imposto” na Praça Dom Epaminondas. Foram expostos mais de 80 produtos, com os valores dos impostos já embutidos. Cerca de duas mil pessoas que visitaram o feirão. Na campanha, realizada em todo país, deve recolher 1,5 milhão de assinaturas que serão encaminhadas ao Congresso Nacional no dia 1º de maio, Dia do Trabalho, para que o governo regulamente o artigo 150, parágrafo 5º, que prevê que os consumidores sejam esclarecidos dos valores dos impostos que incidam sobre mercadorias e serviços.

Encontro das Águas
Tremembé se prepara para receber os participantes do 6º Encontro Regional dos Comitês Municipais de Águas. O evento será realizado no próximo dia 29. O local ainda não foi definido, mas deve ser divulgado até a próxima segunda-feira. A trupe de Taubaté não vai ficar fora dessa e promete esquentar o encontro dos ambientalistas.

Audiência Pública
No próximo dia 26, a Câmara de Taubaté irá realizar, às 19h, a primeira audiência pública do ano sobre a questão do transporte público coletivo.


Nota de Esclarecimento
Na edição 264 de CONTATO foi publicada uma foto do casamento de Pedro Venceslau, nosso editor, na qual aparece Pedro Rubim, diretor da TV Câmara, apontado na legenda como membro da nossa redação. Rubim sempre foi um incentivador de CONTATO, colaborou com pesquisas e artigos, mas nunca foi, infelizmente, membro do nosso quadro de funcionário. A correria que marca o fechamento da imprensa escrita em geral foi a verdadeira responsável pelo erro cometido pelo diretor de redação.

| home |

© Jornal Contato 2006