Por: Visconde de Uberaba

E o prédio do CREA?

Uma cidade universitária como Taubaté não pode passar a vergonha de ver o prédio próprio do Conselho Regional de Arquitetura e Agronomia interditado e literalmente abandonado por problemas técnicos.

Oscar Calçados domina o Vale
Na quarta-feira, 5, Oscar Constantino, sócio proprietário da rede Oscar Calçados, inaugurou mais uma loja no Buriti Shopping. É a segunda na vizinha Guaratinguetá. Muita gente bonita compareceu dando mais vida ao ambicioso projeto desse empreendedor muito bem sucedido aos seus 48 anos. Com a loja do Shopping, agora são 18 lojas que espalham pelo Vale entre Suzano e Guará. Em Taubaté apenas um estabelecimento funciona no Taubaté Shopping. Mas Oscar afirma que está disposto a abrir uma loja no centro. Só depende de um bom ponto. As lojas da rede empregam mais de 600 funcionários. No mês de maio, ele espera contar com mais de 800 colaboradores.


Inadimplência cresce mas não assusta
A inadimplência em Taubaté cresceu 4,58% no primeiro trimestre desse ano, em relação ao mesmo período de 2005. De acordo com a ACIT (Associação Comercial e Industrial de Taubaté), 8.804 casos foram registrados no SCPC nos primeiros três meses de 2006, contra 8.323 registros em 2005. Porém, a mesma entidade registrou uma queda de 28,57% na inclusão de cheques.

Obras a toque de caixa
O Carrefour cresce a olhos vistos. O ritmo é impressionante. Porém, um arguto observador fez o seguinte comentário: “Na França, na Europa em geral, nenhuma obra desse porte é autorizada antes de se concluir um minucioso estudo de impacto social. É sabido que um empreendimento dessa envergadura vai acarretar em prejuízo e fechamento de um bom número de pequenos e médios estabelecimentos. Será que um dia nossa prefeitura terá essa preocupação?”

Governador Cláudio Lembo
Empossado em sessão solene na sexta-feira, 31, o novo governador do Estado de São Paulo, Cláudio Lembo (PFL) prometeu preservar o estado de direito, respeitar deveres irrevogáveis que assume com o Legislativo paulista e garantir os direitos clássicos coletivos. Será que poderia ser diferente?
Como bom peefelista, Lembo destacou o empenho do prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab (PFL), para que ele sucedesse Geraldo Alckmin.
O presidente da Assembléia, deputado Rodrigo Garcia (PFL), muy amigo de Kassab, passa a ser o primeiro na sucessão direta do governador. Ele informou que a declaração de bens de Lembo já havia sido entregue, conforme reza o artigo 46 de Constituição Estadual.
Lembo disse que dará prosseguimento aos projetos de Alckmin, imprimindo apenas seu “traço pessoal”. Confirmou também as alianças do PFL com o PSDB nos níveis federal e estadual para tocar as campanhas de Geraldo Alckmin para a Presidência da República e de José Serra para o Governo do Estado.


E o prédio do CREA?


Há pouco mais de um ano CONTATO publicou a matéria: “Prédio do CREA em Taubaté – Obra sob suspeita”. Trata-se de uma situação vexatória para uma cidade que possui a Unitau que por sua vez oferece excelentes cursos de engenharia. Além disso, nossos últimos prefeitos, com exceção de Mario Ortiz, todos eles eram engenheiros, inclusive Roberto Peixoto. Porém, o prédio do CREA está interditado há mais de 6 anos por problemas estritamente técnicos. Bem que a nova diretoria poderia abrir os olhos para situação que se arrasta desde os anos 1980. Nada como uma boa causa para os engenheiros da primeira turma que acabam de comemorar 40 anos de seu primeiro baile de calouro.

 

| home |

© Jornal Contato 2006