No momento em que todo o planeta se observa iniciativas voltadas à preservação e/ou aumento de áreas verdes, Taubaté engata uma marcha-ré ecológica. Árvores com mais de 30 anos estão sendo derrubadas na Praça Dr. Barbosa de Oliveira para privilegiar o automóvel em detrimento do homem

A carência de áreas verdes da região central de Taubaté ficará mais acentuada com o término das obras da Praça Dr. Barbosa de Oliveira, localizada entre a Rua Dino Bueno e Avenida 9 de Julho. Com o investimento de cerca de R$ 120 mil, a finalidade da obra é agilizar o tráfico e embelezar a região. Para isto, os tratores do Departamento de Obras Públicas da Prefeitura de Taubaté passam por cima da conservação ambiental ao arrancar árvores de idade superior a três décadas. O poeta Gonçalves Dias, em Canção do Exílio, acentuava as belezas naturais do Brasil com versos como “nossos bosques têm mais vida”. Será? Infelizmente, as fotos registram agressões ao meio ambiente.
O vereador Chico Saad (PMDB), “ambientalista com orgulho”, defende peremptoriamente as obras na Praça Dr. Barbosa de Oliveira. Porém, justifica que assumiu a defesa somente após ouvir do prefeito Roberto Peixoto que as árvores não seriam sacrificadas. “Meti o pau quando começaram a mexer na praça [Barbosa de Oliveira], mas depois o prefeito me chamou e garantiu que não iriam encostar nas árvores”, relata Saad.
Segundo o vereador, a obra foi idealizada única e exclusivamente pelo próprio Peixoto, chefe do Executivo taubateano. De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura, a obra é de autoria do Departamento de Planejamento, mas coube ao Departamento de Obras Públicas algumas adaptações no projeto.
Após vistoriar pessoalmente o local das obras, o parlamentar peemedebista foi convencido de que as árvores serão protegidas por um canteiro. “No fim, área de passeio público da praça será aumentada”, garantiu. Entretanto, Saad adverte que “a cada uma arrancada, vou pedir para colocar mais 10 mudas”. Como ambientalista, “elas [árvores] são insubstituíveis”. É bom o vereador já providenciar um requerimento para a dezena de mudas porque os tratores estão passando por cima.

José Antonio Rodrigues Alves é o engenheiro da Prefeitura responsável pelas obras na Praça Dr. Barbosa de Oliveira. Alves garante que nenhuma árvore foi sequer arrancada. “Apenas os tocos velhos foram retirados pelo DSU (Departamento de Serviços Urbanos)”. Parece que o estilo petista de responder contaminou o ninho tucano da prefeitura taubateana. Além de garantir que somente os tocos foram arrancados, o engenheiro Alves mostra-se audacioso. Para o responsável pela execução da obra, a área verde do parque será duplicada. Como? Ora, para Alves, a questão é simples. “Vamos retirar a grama e, desse modo, o local ira servir de estacionamento. Mas, em compensação, dentro do parque vamos aumentar em dobro a área verde”. Esse engenheiro merece um prêmio. Conseguiu fazer da subtração uma operação de adição. Nem Einsten explica!!
O vereador Ângelo Filippini (PSDB), para tentar preservar a área verde da cidade, apresentou à Câmara Municipal de Taubaté projeto a respeito de “áreas de especial interesse urbanísticos do município”. No documento, o parlamentar defende a manutenção de parques, praças e jardins que sejam importantes “para a comunidade em virtude de sua localização, dimensão ou valor histórico”. Além disso, o projeto prevê que qualquer obra em áreas de especial interesse urbanísticos será “precedida de autorização legislativa”.
Na iminência de o legislativo votar o projeto de Lei de Filippini, não seria um desrespeito explícito do poder Executivo aos parlamentares do próprio partido do prefeito? Será que o Partido Verde aprova essa agressão ambiental que recebeu o aval dos verdes que estão executando uma política anti-ambientalista de Peixoto?



 

 

| home |
Jornal CONTATO 2006