tiaanastacia@jornalcontato.com.br

Pé de pato, mangalô, três vezes

Tia Anastácia acende uma vela preta, apela para o Ministério Público e encontrou até tempo para tricotar com sua amiga carcamana Nonna Philomena

 


Montagem sobre foto de Lula Marques/Folha Imagem e charge de Ângelo Moraes

Vela preta
Tia Anastácia acendeu uma vela preta e rogou um monte de pragas em cima de Fernando Gigli, Nelson de Jesus e Sargento Cabral, entre outros. Respectivamente mandante e agressores do seu sobrinho predileto no Aterro Municipal, no dia 15 de março de 2005. Seu sobrinho, que não é muito de rezar, protocolou requerimentos para que seja aberto processo administrativo contra agressores e mandante. O próximo passo será abrir um processo para exigir reparação por parte da prefeitura.

Atenção Ministério Público
A compra das apostilas por R$ 33 milhões está se tornando um escândalo. A Escola Vero, aqui de Taubaté, por exemplo, utilizava o método Expoente, como é conhecido o uso de apostilas em sala de aula. Diante da falta de qualidade das mesmas, a Vero deixou de utilizá-las.

Tia Anastácia X Nonna Philomena
No fundo do balcão de café da Donna Bella, duas senhoras tricotaram durante horas. Lá pelas tantas a velha carcamana, tucana como ela só, abre sua bolsinha e passa uma folha para sua amiga Anastácia. Antecipando a decisão da terça-feira, 14, a Nonna mostrava que Minas já havia aderido ao seu amigo Geraldo Alckmin. Um ofício dirigido ao governador de São Paulo, do IHG de São João Del Rei, que tem como sócio Bernardo Ortiz, concluía “que nós da terra de Tiradentes e Tancredo Neves, honrando a tradicional hospitalidade mineira, receberemos V. Excia. de braços abertos”. Êta velha sabida!!

Mídia ou palanque?
Que o dono da Rádio e TV Metropolitana, Silvio Sanzoni, vai tentar uma cadeira de deputado, não é nenhuma novidade. Que vai concorrer pelo PV (Partido Verde) também não. Que vai fazer dobradinha com o deputado estadual padre Afonso Lobato tampouco. Enquanto o deputado ex-Rasputin do Palácio Bom Conselho tenta a reeleição, Sanzoni já arregaçou as mangas para a contenda federal.

Confira
Na ponta do lápis, Sanzoni acredita que precisará de aproximadamente 50 mil votos. Na equação do empresário do ramo de comunicação, conta com 90% desses supostos votos. Ou seja, conta com a colaboração de cerca de 40 mil eleitores. Em tempo, Sanzoni está a vias de comprar uma rádio AM em São José dos Campos e outra estação radiofônica na região de Campinas. Poder a cota de faltava. Esperar e conferir.

Medo de que?
A inexpressiva oposição por parte da Câmara em relação ao governo Peixoto teria uma explicação: os mesmos vereadores, diga-se a maioria, que foram pedir o apoio de Bernardo Ortiz à candidatura de Peixoto para prefeito, em 2004, hoje não fazem frente à atual administração por medo de que o ex-prefeito Ortiz retome o poder na cidade. A estratégia dos vereadores é simples: apoiar Peixoto para que Bernardo Ortiz não volte tão cedo.

Insatisfação geral
Mas Peixoto, por sua vez, não estaria atendendo as solicitações dos vereadores da base aliada. Embora não se manifestem, eles estariam extremamente insatisfeitos com o atual prefeito. Até o aliadíssimo Roderico Prata Rocha (PSC), que assumiu no lugar do líder Carlos Peixoto (PSC), reclama que há mais de trinta dias tenta sem sucesso uma conversa com o prefeito. Tia Anastácia cofia suas madeixas e pensa alto: “Quem planta, colhe!”.

Luizinho bate em Monteclaro...
Monteclaro foi “surrado” terça-feira, 8, na Câmara. Vereador Luizinho da Farmácia subiu nos tamancos, ops, na tribuna, e mandou: “Estou indignado com o nosso diretor de Trânsito. Todas as solicitações que apresentei até agora não foram atendidas. Tenho mais de 3 mil pedidos de munícipes que querem solução dos problemas da rua Madre Eulália Perrotin, no Independência”.

... e ameaça
Ainda com a palavra Luizinho: “Prometo que se essa solicitação não for atendida até a próxima sexta-feira, eu e os moradores vamos abrir uma valeta naquela rua. Ninguém vai conseguir mais passar lá, nem carro, nem caminhão. A solução é muito simples. [Monteclaro] Não resolve porque não quer”. O bicho pegou. Ainda mais agora que o oposicionista Luizinho virou líder do prefeito.

Carlão pede água
Sobrinho e líder do governo na Câmara, o vereador Carlos Peixoto (PSC), folião, puxador de samba e presidente da Acadêmicos do Chafariz (vice-campeã do carnaval 2006) , jogou a toalha depois de atravessar a avenida. Dia 2 de março pediu afastamento do parlamento por motivos de saúde. Sua assessoria diz que ele vai passar por uma cirurgia no nariz. Ele ficará 31 dias de molho.