Por: Visconde de Uberaba

Boas notícias para Taubaté
Contrariando os que apontam esse semanário como crítico contumaz da prefeitura, conseguimos garimpar 3 boas notícias. Apesar da falta de pagamento da prefeitura pelo espaço comprado para comemorar 360º aniversário de Taubaté (imagine se fosse imposto não pago!!), publicamos sem nada cobrar toda notícia que seja notícia, e não jabá disfarçado.

De escultor a provocador
Fernando Ito quebrou tudo na entrevista que deu para Antônio Abujamra, no programa Provocações, exibido todos os domingos às 21h pela TV Cultura. O encontro foi nervoso, segundo Ito, que, aliás, é o único da região a ser convidado para encarar Abu. Em uma hora e meia de gravação, Ito fez provocações do tipo: “eu não acho nada” e “os livros de Paulo Coelho não li e não pretendo ler”. E elegeu o lixeiro como o melhor de todos os seres humanos. De zero a dez, Ito disse que mereceu nota 6,0. A entrevista deverá ir ao ar no primeiro domingo depois do carnaval.

Salvo pelo gongo


Da esquerda para direita Marcela, Denise, Eliane, Isabel e Sílvia


Paulinho Vieira, da Pinese Vieira Engenharia e Construção, conseguiu se salvar na fita (que
quase ficou queimada) da esposa Eliane. O aniversário da patroa, comemorado na sexta 3, no badaladíssimo Bar Anchieta, em Ubatuba, havia sido registrado pelo mano João Gilberto que gentilmente cedeu uma cópia para essa coluna. Confira o clima descontraído que reinou entre as jovens belas senhoras e também a alegria da coruja Eliane que também comemora a entrada de seu filhão Renan entre os 5 primeiros classificados na Engenharia Civila da Unitau.


Renan em merecidas férias em Cancún, México

Boas notícias
1 Psicoterapia para o povo
Não é gozação. Muito pelo contrário. Dr. Pedro Henrique da Silveira, diretor do departamento da Saúde, informa que na terça-feira, 14, que deu início o serviço de psicoterapia em 8 dos 54 PAMOs – Posto de Atendimento Médico Odontológico – da rede municipal de saúde. Uma iniciativa pioneira e audaciosa que merece todo o apoio. Silveira conta que, durante 3 meses, renováveis por igual período, 20 psicólogos contratados através da Unipsico atenderão gratuitamente, a título experimental, pacientes com sintomas de transtornos emocionais leve (insônia, síndrome do pânico, ansiedade, depressão leve etc). O serviço contratado através de licitação custará R$ 62.000,00 aos cofres públicos, pouco mais de R$ 20 mil por mês. A prefeitura está de parabéns!! (FOTO dr. Pedro Henrique)

2 Já era hora
Finalmente, entra na reta final a criação do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Taubaté. Falta agora a aprovação pela Câmara Municipal da lei que regulamenta o Conselho. A iniciativa nasceu de uma parceria entre o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e o departamento de Meio Ambiente e Turismo da Prefeitura de Taubaté, comandado por Antônio Roberto Paolicchi.
Durante o segundo semestre de 2005, o Grupo de Trabalho (GT) montado pelas duas entidades coordenaram os debates sobre a implementação do Comtur. Em setembro, o GT concluíu o texto do regimento interno do Comtur. De imediato, foram definidos três projetos vitais: sensibilização de segmentos específicos da comunidade; capacitação de empresários e operadores, e formatação de produtos turísticos em Taubaté) para promover o desenvolvimento do Conselho Municipal de Turismo de Taubaté.
Vamos torcer para que os ambiciosos projetos saiam do papel. Se depender da representatividade dos seus membros (confira relação abaixo) com certeza teremos muitas e boas novidades pela frente.

Entidades envolvidas no Projeto

SEBRAE-SP – Escritório Regional de S.J.Campos
Prefeitura Municipal de Taubaté (Departamentos)
Câmara Municipal de Taubaté
Rádio Comunitária
Associação Comercial
AEAT (Associação dos Engenheiros e Arquitetos)
Sindicato dos Taxistas
Sindicato dos Bares e Restaurantes
Sindicato Rural
Sindicato do Comércio Varejista
Associação Paulista de Medicina
COMEVAP
Tropeiros do Vale
Instituto Sapucaia
Amigos do Sítio
UNITAU
Sindicato dos Hotéis (Sinhores)
CIESP
SENAI
SENAC

 

3 Zona de silêncio

Finalmente, o cidadão taubateano poderá caminhar pelo centro sem sofre a agressão dos carros de sons que trafegam com alto-falantes com centenas de decibéis. CONTATO ligou para Monteclaro César, diretor de Trânsito para elogiar a iniciativa. O titular do Trânsito informou que se trata apenas de cumprimento de Lei 001/1990 a respeito do Código de Posturas Municipal adaptada à Lei Orgânica do Município em função da Constituição de 1988.
Monteclaro informa ainda que se trata de uma campanha. A primeira parte, que deve durar cerca de 30 dias, é a chamada campanha educativa onde faixas espalhadas avisam os munícipes. Na segunda fase, durante 45 dias serão colocadas placas para reforçar as informações das faixas. Finalmente, o início da fiscalização propriamente dita. Multa nos infratores.
Enquanto isso, bem que a prefeitura podia acelerar a fiscalização porque, infelizmente, alguns carros de som insistem em circular ostensivamente pelo Centro.


| home |

© Jornal Contato 2006