Por Paulo de Tarso Venceslau


Editorial

CONTATO acompanhou e registrou todos os grandes momentos do ano que se vai. Nossa retrospectiva servirá de roteiro para historiadores e curiosos que queiram conhecer um pouco da terra de Lobato.
2005 foi também o da consolidação da imprensa independente representada por CONTATO desde que se livrou definitivamente da carga inútil que não tinha e não tem qualquer compromisso com a verdade.
Os fatos registrados e comentados atraíram críticas daqueles que sempre controlaram a imprensa local. Os mais raivosos acusaram-nos de estar a serviço dos adversários Antônio Mário, Bernardo Ortiz e do prefeito Roberto Peixoto, por exemplo, por causa das entrevistas feitas com esses políticos.
As críticas e denúncias devidamente documentadas renderam pressões sobre os anunciantes do jornal por parte de assessores de primeiro escalão da prefeitura. Por isso, os mais radicais juravam que Bernardo Ortiz teria “comprado” o jornal. Os mais açodados, provenientes da carga inútil e contagiosa descartada, escreveram que a origem da corrupção seriam restos de recursos da campanha eleitoral tucana. Restaram-lhes mais um processo nas costas, de acordo com as saudáveis regras republicanas.
Os elogios feitos publicamente por CONTATO às notícias alvissareiras como o ambicioso projeto Vale Verde e a expansão do Taubaté Shopping, por exemplo, foram suficientes para que os descontentes afirmassem que nosso jornal estaria “comprado” pela prefeitura.
Torcemos pelo sucesso de Peixoto, mas não abrimos mão de nosso sagrado direito de criticar seus erros e de elogiar seus acertos. A recente “iniciativa” de atribuir a advogados e procuradores do departamento Jurídico a tarefa de prestar assessoria à principal 'vidraça' do atual governo, a Comissão Permanente de Licitações, por exemplo, é mais uma cortina de fumaça sobre a responsabilidade de quem tem dado pareceres extremamente comprometedores.
As entrevistas recentes feitas com o prefeito Roberto Peixoto e com Ortiz Júnior, porém, reafirmam nosso compromisso com a verdade e com o direito à resposta. E o encarte especial para comemorar o 360º aniversário de Taubaté, fruto da credibilidade construída no dia-a-dia, é a maior prova de que é possível construir um projeto editorial de qualidade sem recursos públicos.
Agradecemos a confiança de nossos parceiros, reafirmamos nosso compromisso com os milhares de leitores que acompanham, criticam e sugerem pautas para nosso trabalho, e transcrevemos um verso do poeta joseense que sintetiza o sentimento que nos envolve:

“O mundo poderá ser salvo
se o homem desfizer a distância
que o separa da infância”
(Cassiano Ricardo)


 

| home |

© Jornal Contato 2005